Jader Rangel, um motoboy de 30 anos, baleado na noite de 31 de dezembro em Búzios, morreu nesta quarta-feira (24), por volta das 23h. Ele chegou a realizar uma cirurgia no dia 6 de janeiro, mas não resistiu aos ferimentos.
O motoboy, que trabalhava em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, foi atingido no fêmur durante uma abordagem policial na Praia de Geribá. Conforme relatos de testemunhas, um indivíduo próximo a ele reagiu à ação policial e tentou sacar uma arma, momento em que a guarnição revidou e acidentalmente atingiu Jader.
Após o incidente, Rangel foi levado ao hospital municipal Rodolpho Perissé, onde ficou em coma induzido aguardando cirurgia.
Amigos e familiares da vítima chegaram a denunciar a demora na realização do procedimento cirúrgico e a falta de bolsas de sangue suficientes no hospital, que não possui banco de sangue próprio. À época, eles afirmaram que “o hospital estaria dificultando a situação”. Um vídeo sobre o caso chegou a ser compartilhado nas sociais, confira:
Em resposta aos questionamentos, à época, a Prefeitura de Búzios, esclareceu que “Jader deu entrada com trauma vascular significativo, sendo imediatamente abordado pelo cirurgião de plantão. Devido à gravidade e complexidade do caso, o paciente foi inserido no Sistema Estadual de Regulação (SER)“.
O comunicado do município também destacou que foram feitas “tentativas de obtenção de vaga em três grandes hospitais referência do Estado, porém, todas foram negadas”.
A situação do motoboy gerou grande mobilização, incluindo a criação de uma vaquinha on-line para apoiar sua família. Jader chegou a passar pela cirurgia na rede pública, contudo, 18 dias depois, amigos e familiares divulgaram a notícia de sua morte.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).