13/05/2025 — 13:32
  (Horário de Brasília)

Prefeitura de Búzios cancela etapa estadual do Motocross Supercross por falta de aprovação orçamentária

Evento seria realizado neste fim de semana com apoio do município, mas foi inviabilizado devido ao atraso na liberação de crédito adicional pela Câmara

Compartilhe

A Prefeitura de Armação dos Búzios anunciou, por meio de nota oficial nesta sexta-feira (25), o cancelamento da Etapa Estadual do Motocross Supercross, que estava prevista para ocorrer na cidade. O motivo, segundo a administração municipal, foi o atraso na aprovação do Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 22,6 milhões, solicitado à Câmara Municipal em fevereiro deste ano.

O recurso, que ainda tramita na Casa Legislativa, é destinado a uma série de pagamentos e contratos de serviços essenciais, incluindo manutenção urbana, serviços hospitalares, coleta de resíduos, pavimentação, obras de infraestrutura, além da estruturação de eventos culturais e esportivos.

Sem a aprovação orçamentária dentro do prazo necessário, a prefeitura afirma que não foi possível garantir os recursos para viabilizar a realização do motocross nos moldes planejados.

Em nota, a administração lamentou o cancelamento e reforçou o compromisso com a transparência na gestão dos recursos públicos, além de destacar a importância de eventos esportivos como ferramenta de lazer, cultura e geração de renda para o município.

A Prefeitura também afirmou que está empenhada em viabilizar futuras edições do evento, assim que houver disponibilidade orçamentária aprovada.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Armação dos Búzios, em respeito à população e à necessária harmonia entre os Poderes Constituídos, vem prestar esclarecimentos adicionais sobre o cancelamento da Etapa Estadual do Campeonato Motocross Supercross e reafirmar seu compromisso com a transparência e o equilíbrio fiscal.

Conforme informado anteriormente, a realização do evento estava vinculada à liberação de recursos previstos no Projeto de Lei nº 51/2025, que trata de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 22.690.028,30. É necessário destacar que, embora o projeto ainda esteja em tramitação regular, o prazo necessário à execução logística e contratual do evento exigia disponibilidade orçamentária concreta antes da data prevista para sua realização (26 e 27 de abril).

Em relação à tramitação anterior do PL 36/2025, que foi substituído por decisão técnica do Executivo, esclarecemos que tal substituição teve como objetivo aperfeiçoar a alocação dos recursos, justamente diante de observações preliminares de vereadores e áreas técnicas. Essa medida demonstra a abertura do Governo Municipal ao diálogo e ao aprimoramento legislativo.

Reafirmamos que a Lei Orgânica do Município (art. 55) garante ao Chefe do Executivo o direito de solicitar urgência na tramitação de projetos relevantes, como o PL 51/2025, o que foi devidamente exercido. Tal pedido tem respaldo no interesse público, sobretudo diante da abrangência do projeto, que inclui ações em áreas essenciais como saúde, infraestrutura urbana, educação e segurança, além de permitir a continuidade de atividades culturais e esportivas — estas, importantes não apenas para o lazer, mas também para o turismo e a economia local.

Ressaltamos, ainda, que em nenhum momento o Governo propôs cortes em políticas públicas essenciais de forma irresponsável. As anulações orçamentárias previstas obedeceram às exigências legais de compensação, conforme o art. 54 da Lei Orgânica, sendo apenas remanejamentos técnicos entre dotações dentro da mesma classificação funcional programática.

Relembramos, por oportuno, que o orçamento aprovado no final do ano passado, pela legislatura anterior — cujos membros em sua maioria ainda compõem a atual Casa Legislativa — estabeleceu o limite de remanejamento orçamentário em apenas 5%, em contraste com o que se praticava nos anos anteriores. Essa limitação imposta pelo Legislativo obriga o Executivo a submeter praticamente todas as ações e realocações de recursos à prévia autorização da Câmara, o que reduz a autonomia administrativa e exige maior celeridade e cooperação na tramitação de matérias urgentes.

Acrescentamos ainda que, conforme admitido pela própria Câmara em sua nota, o Projeto de Lei foi apresentado em duas oportunidades (PL 36/2025 e PL 51/2025), e em nenhuma delas foi sequer colocado em pauta pela nobre Casa Legislativa. Isso ocorreu apesar do pedido formal de urgência feito pelo Executivo, em desacordo com o espírito do art. 55 da Lei Orgânica Municipal.

Entre a data de protocolo do primeiro projeto (10 de março de 2025) e a data da presente nota (25 de abril de 2025), ocorreram ao menos sete sessões ordinárias nas seguintes datas: 11, 18 e 25 de março, e 1º, 8, 15 e 22 de abril de 2025. Todas poderiam ter sido utilizadas para apreciação da matéria.

A Prefeitura reafirma seu compromisso com a legalidade, a boa gestão dos recursos públicos e a valorização do esporte, da cultura e do bem-estar coletivo.

Seguimos à disposição para o diálogo e a cooperação interinstitucional, sempre em benefício da população buziana”

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias