Começa nesta terça-feira (20), às 18h, o 1º Festival Mestres do Povo no Museu de Arte Tradicional e Religiosa (MART), em Cabo Frio. Com três dias de programação gratuita, o evento reúne apresentações folclóricas, mesas de debate e produções audiovisuais de cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí e Espírito Santo.
A cerimônia de abertura contará com a palestra de Daliana Cascudo, presidente da Fundação Câmara Cascudo, além da exibição do curta-metragem “10 Anos de Mestres do Povo” e da inauguração da exposição “Ricardo do Carmo – 40 anos de Folclore”, que reúne imagens, objetos e documentos da trajetória do idealizador do festival, também responsável pela série documental “Mestres do Povo”. Ao final da noite, haverá o lançamento do catálogo de filmes “A Opção pelo Popular” e um coquetel no jardim do museu.
Na quarta-feira (21), a programação inclui debates sobre políticas públicas para a cultura popular, com a presença de Irineu Fontes e Flavio Serafini, além da exibição de documentários inéditos e apresentações culturais. Entre os destaques, estão a performance de dança afro-brasileira com Suzana Menezes e Nenego, e o grupo folclórico “Os Parafusos”, de Sergipe.
Já na quinta-feira (22), o foco será nos saberes tradicionais e no legado da arqueóloga Niède Guidon. Estão previstas exibições de filmes e discussões com especialistas como Eliomar Mazoco e Vagner Ribeiro. O encerramento contará com espetáculo de teatro de bonecos com o “Grupo Sorriso Feliz”, seguido de confraternização com palco aberto.
O festival integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e é patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio, por meio da Lei Paulo Gustavo. A entrada é gratuita.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).