Em janeiro, os municípios de Arraial do Cabo e Cabo Frio recebem o Festival Maretório, com a proposta de apresentar, em encontros datados, saberes e fazeres tradicionais do povo preto, dialogando com a contemporaneidade. As reuniões terão mestres, agentes culturais e artistas da Região do Lagos, habitantes entre o mar e a restinga, faixa geográfica que foi chamada de MARETÓRIO.
Em Arraial do Cabo, o evento acontece nos dias 13, 14, 15 e 16 de janeiro, no Parque Público e no IFRJ, ambos na Prainha. Já em Cabo Frio, nos dias 28 e 29 de janeiro e 2 e 4 de fevereiro, no Espaço GRIOT, Fonte do Itajuru e Aldeia Viva.
De acordo com a produtora executiva e responsável técnica do evento, Marcia Fonseca, a ideia surgiu por conta do ativismo artístico antirracista do Coletivo GRIOT, de pesquisa, difusão e memória em tradições afro-brasileiras, que enxergou potência e protagonismo de pretas e pretos na região.
O Festival Maretório é, segundo a produção, a contribuição para a circulação de atividades que promovam a diversidade, com encontros reunindo os saberes e fazeres em torno da cultura da pesca, tais como artesanato de biojóias, culinária “cabista”, os batuques, expressões e sons da diáspora negra, memórias e perspectivas acerca da cultura local.
Para maiores informações, acesse o Instagram @griot_cabofrio e @festival_maretorio