Os gabaritos e cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira (14). A divulgação, originalmente programada para quarta-feira (20), foi antecipada.
Os documentos estão organizados de acordo com as cores dos cadernos e os dias de aplicação das provas. Além disso, foram incluídos os cadernos adaptados para o leitor de tela, com acessibilidade garantida pelo software NonVisual Desktop Access (NVDA), que transforma o conteúdo textual em áudio, permitindo o acesso para deficientes visuais. O material também pode ser lido e baixado com o suporte do programa Dosvox, que usa síntese de voz.
Na área de ciências da natureza, uma questão foi anulada e não será considerada no cálculo de proficiência dos participantes.
A numeração dessa questão varia de acordo com a cor do caderno: verde (questão 124), cinza (questão 100), azul (questão 129) e amarelo (questão 102).
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2024, por meio da Página do Participante, encerra-se nesta sexta-feira (15).
Aqueles que faltaram ao exame devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital, podem pedir para realizar a prova em 10 e 11 de dezembro. Nesta edição, o Enem recebeu mais de 4,3 milhões de inscritos. Os resultados finais serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.
O Enem se consolidou ao longo de duas décadas como a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, especialmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados do exame são utilizados em processos seletivos como critério principal ou complementar e também para a concessão de auxílios governamentais, como o do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, estudantes podem utilizar as notas do Enem em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que têm convênio com o Inep, facilitando o acesso de brasileiros a cursos superiores no país europeu.