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Estrutura do Hospital Otime Cardoso dos Santos, em Cabo Frio, é alvo de denúncias

Demora na marcação de cirurgia, enfermarias sem ar condicionado e risco de infecção estão entre as reclamações

Mais uma vez, o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, é alvo de denúncias. De acordo com uma moradora do município, que está com a mãe internada na unidade desde o dia 26 de novembro, o local apresenta inúmeros problemas na estrutura.

Um deles, é a fila do TFD (Tratamento Fora do Domicílio) para cirurgias e tratamentos nos hospitais estaduais que segundo a denúncia, não está andando. “Precisamos recorrer a pedidos ‘politiqueiros’ para atendimento”.

De acordo com o relato, há pacientes graves que estão há meses esperando por cirurgias. “Identifiquei uma senhora que está lá há pelo menos dois meses, necessitando de cirurgia de reversão, pois se encontra com órgãos expostos e ninguém toma uma atitude porque ela não tem família”, conta. “A impressão que tenho é que deixam ela ali para morrer”.

Outra reclamação é que enfermarias se encontram com os aparelhos de ar condicionados danificados, gerando calor insuportável. “Os pacientes estão passando muito mal com o calor”, disse a mulher.

Outro ponto observado foi que não está havendo separação de pacientes graves dos idosos. “Tudo está misturado, correndo riscos sérios de infecção”.

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, afirmou que desde que a atual gestão assumiu a pasta está fazendo melhorias nas unidades de saúde do município. 

O município destacou ainda que essas obras de reforma do Hospital Otime Cardoso dos Santos e da Casa da Criança foram feitas na gestão anterior e são recentes, não completaram nem um ano. “A Secretaria está detectando as melhorias que ainda precisam ser feitas e as executando gradativamente”.

Quanto aos aparelhos de ar-condicionado, de acordo com a nota, já há um processo para que a empresa responsável faça a entrega dos aparelhos (ar-condicionados e ventiladores). Também há um novo processo de compra, caso a entrega não aconteça através da empresa anterior.

Quanto aos pacientes que necessitam de procedimentos que não são ofertados pelo município, eles entram na regulação do Estado, recebem todos os cuidados do município e são transferidos para outras unidades mediante abertura de vaga.

Também através de nota, a diretora geral da unidade, Robnízia Martins, afirmou que vem tentando mudar o cenário.

Venho por meio desta esclarecer os fatos ocorridos nas últimas semanas e informá-los que o hospital passou por diversos governos. Eu e minha equipe estamos tentando mudar todo esse cenário com base no carinho pela população e os contribuintes do nosso município, para que ele tenha um bom atendimento, conforme preconiza os artigos 196 a 200 da nossa Constituição. Estamos aqui para fazer valer a lei garantida pela Constituição.
Assumi o hospital há menos de um mês, e desde então, estamos implementando melhorias dia após dia.


No entanto, é de extrema inviabilidade consertar um erro de anos em menos de um mês. Peço compreensão a toda a população e garanto que, de mim, do governo atual e da minha equipe, vocês terão todo o empenho possível para oferecer o melhor serviço à população cabofriense”.

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