“A gente sempre comprou pipa d’água, só que a gente não tem certeza da procedência da água. Então, era uma preocupação que a gente tinha, ainda mais quem tem filhos. Eu sou mãe de quatro filhos. Agora, ter uma água tratada, ter uma água que a gente sabe de onde está vindo, é muito importante. É uma alegria. É uma satisfação muito grande, porque é uma conquista”. É com esta vibração que a dona de casa Vanda Tomás, uma das moradoras do Parque Arruda, em São Pedro da Aldeia, recebeu a chegada de água tratada em casa, após a implantação da rede no bairro.
Nesta quarta-feira (6), representantes da Prolagos realizaram um encontro com moradores do bairro. O evento marcou a chegada do abastecimento, sendo uma oportunidade para que os moradores pudessem esclarecer dúvidas sobre o serviço.
“A reunião foi uma bênção, todos os questionamentos e dúvidas foram tirados. Estamos satisfeitos com a implantação da água aqui. A chegada da água foi um sonho de todos os moradores do Parque Arruda, foi uma luta e conseguimos, graças à parceria da Prolagos, da prefeitura e das pessoas que realmente abraçaram a causa do bairro”, pontuou o pastor Marcondes de Jesus.
O abastecimento no Parque Arruda começou nesta semana. Equipes da concessionária estão pelas ruas do bairro realizando o cadastro e a instalação dos hidrômetros. A expectativa é que mais de 600 famílias sejam atendidas, recebendo água tratada em casa. Para esta ampliação do abastecimento, foram implantados mais de 22 quilômetros de rede.
No encontro, um dos principais assuntos tratados com os moradores foi a Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta de água para famílias de baixa renda. Para ter acesso à tarifa, é preciso atender aos seguintes critérios: ter renda familiar de até três salários-mínimos; fazer parte de algum programa social do governo; ter média de consumo mensal de 10 m³ de água; e apresentar comprovantes de renda e de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
“A chegada da água tratada é um marco que reforça o nosso compromisso em levar qualidade de vida para as famílias da região. Este encontro nos permitiu não apenas celebrar essa conquista junto aos moradores, mas também orientá-los sobre o processo de implantação do serviço, sanando dúvidas e garantindo um relacionamento transparente e próximo da comunidade”, comentou a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo.
Além do Parque Arruda, em São Pedro da Aldeia, a Prolagos também ampliou o abastecimento nos distritos de Arraial do Cabo, levando água tratada até Pernambuca. Ao todo, a expectativa é que o serviço atenda mais de 10 mil pessoas após a conclusão das obras nos distritos. Intervenções também estão sendo realizadas no bairro São Jacinto, em Cabo Frio.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.