A Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG 2025) segue movimentando a cidade nesta sexta-feira (11) com uma série de atividades culturais ao longo do dia e shows gratuitos à noite. A principal atração é o cantor e ator Thiago Martins, que se apresenta às 22h no palco Maria Fumaça, encerrando a segunda noite do evento. A expectativa é de mais um grande público, após a abertura realizada na quinta-feira (10), quando o show de Delacruz atraiu uma multidão, com estimativa de mais de 20 mil pessoas reunidas na Praça da Estação.

O festival, que começou na quinta-feira (10), reúne artistas, escritores e a comunidade escolar em torno da literatura, da diversidade cultural e da formação de leitores críticos. Nesta sexta, a programação também inclui apresentações infantis, rodas de conversa e shows para o público de todas as idades, com destaque ainda para o espetáculo do Mundo Bita, às 16h, voltado ao público infantil, e o show do Pagode do Junior, às 20h.
A estrutura do evento conta com três palcos temáticos: o Aquarela do Brasil, onde acontecem apresentações de escolas da rede municipal; o Brasil em Versos e Prosas, dedicado às rodas de conversa e palestras; e o Meu Brasil Brasileiro, reservado para os shows noturnos e atrações culturais de maior porte. Todas as atividades ocorrem na Praça da Estação.
A primeira noite da FLIG foi marcada por grande adesão popular. O show do cantor Delacruz, que se apresentou às 22h de quinta-feira (10), atraiu uma multidão estimada em mais de 20 mil pessoas. A apresentação lotou os arredores do palco principal e foi considerada um verdadeiro sucesso de público. Ainda na quinta, o rapper Emipê e a empreendedora social Monique Evelle também se apresentaram, reforçando a proposta do evento de unir música, literatura e inclusão.
A programação desta sexta-feira começou pela manhã com a participação de bandas marciais e apresentações quilombolas no palco Aquarela do Brasil. Ao longo do dia, o espaço também recebe contação de histórias, números de dança e performances de alunos da rede municipal.
No pavilhão de palestras, o palco Brasil em Versos e Prosas sedia rodas de conversa com nomes como o escritor Eduardo Bueno, às 16h, e a atriz e cantora Zezé Motta, que participa de um bate-papo com Aisha Jambo, às 18h.
A FLIG também mantém nesta edição a moeda fictícia Fliguinha, distribuída para alunos e funcionários da rede municipal, que pode ser utilizada na compra de livros no pavilhão literário. A iniciativa reforça o incentivo à leitura desde a infância.
O evento segue até sábado (12), com nomes como Bráulio Bessa, Marcelo Falcão, Mundo Bita, Los Maresias, entre outros, integrando a programação.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.