InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (3)

Justiça pede cassação de Vantoil Martins e Alexandre da Farmácia do mandato de 2019; Alair Corrêa e Dr Adriano acusados de improbidade pelo MPF; Alexandre Martins quer acabar com bagunça de fios dos postes de Búzios; Marcelo Magno tem novo secretário de Segurança Pública; Lívia de Chiquinho se encontra com Cláudio Castro e Max Lemos; Câmara aldeense volta aos trabalhos com sessão aberta ao público... E muito mais!

CASSAÇÃO SEM EFEITO

De Iguaba Grande, a notícia sobre a decisão da justiça de cassação dos diplomas do prefeito Vantoil Martins (CID) e do vice-prefeito, Alexandre da Farmácia (PL), referente ao mandato suplementar de 2019, foi o destaque. A sentença não determina o afastamento, conforme fake news divulgada. Vantoil, que é advogado, e estava tranquilo, assim como o advogado dele, Dr. Pedro Canellas, que salientou que não há a menor possibilidade de eleições suplementares. “Se a ação está correta ou não, a dra. Maira não deveria ter acatado esse pedido porque perdeu o objeto. Ninguém vai ser afastado da Prefeitura. Quanto ao mérito do processo em si, é uma coisa relativamente simples. A gente respeita a brilhante juíza, mas não conseguimos concordar com o mérito. Não há nada nos autos que comprove abuso de poder político ou econômico por Vantoil e Alexandre”, destacou Canellas, que tem três dias para recorrer da decisão. Logo após tomar conhecimento da sentença, prefeito, vice e o advogado fizeram um vídeo esclarecendo a situação. Veja abaixo:

APOIO NAS REDES

Ainda sobre Iguaba, o que se viu na rede social foram várias postagens – de servidores, secretários, eleitores – dando apoio ao prefeito. “Me completa como ser humano fazer parte da sua gestão!! Um gestor que nos motiva e permite nos sentir parte desta história! Você está fazendo Iguaba Grande ser de fato Grande, parabéns por toda dedicação”, disse a secretária de Turismo, Carla Valle. “Sou grata pela oportunidade de fazer parte da sua gestão. Que Deus continue lhe iluminando, protegendo, contribuindo efetivamente com o desenvolvimento da nossa cidade. Nossa população merece!”, postou a secretária de Assistência Social, Cláudia Souza. A triatleta Monike Azevedo e a mãe dela, Norma Duarte, também fizeram questão de mandar recado. “Quero expressar todo carinho e confiança que tenho por você prefeito. Sua gestão está sendo de excelência para todos nós que somos moradores de Iguaba Grande. Siga em frente!”, comentou Monike.

MPF PEDE CONDENAÇÃO DE ALAIR E DR ADRIANO

O MPF pediu a condenação dos ex-prefeitos de Cabo Frio, Alair Corrêa e Dr Adriano, por improbidade administrativa pela aplicação irregular de verba pública federal e não prestação de contas. O ex-secretário municipal de Fazenda, Axiles Corrêa, irmão e Alair, também aparece na condenação. O MPF também pede a indisponibilidade de bens e o ressarcimento integral à União do dano ao erário, atualmente no valor de R$ 224,6 mil. A verba era para ser utilizada para execução de obras de quadras cobertas nas escolas municipais Palmira Bessa e Maria Dária, mas foram utilizadas, indevidamente, para pagamento de servidores e cumprimento de determinação judicial. Ao Portal RC24h, Alair disse que “a publicação do MPF é velha” e que vai solicitar perícia contábil a ser realizada por perito designado pela justiça. Já Adriano, que estava fazendo um atendimento no consultório no momento em que recebeu nosso telefonema, levou um susto, falou que ficou surpreso com a decisão. Dr Adriano negou seu envolvimento e afirmou categoricamente que seus antecessores, Marquinho Mendes e Alair Corrêa firmaram convênios e não usaram a verba como deveriam. Adriano disse ainda que realizou auditoria e sindicância nesses convênios, do jeito que foi orientado em Brasília. Fato é que o dinheiro sumiu, ninguém sabe, ninguém viu. Será que o gato comeu?

FELIPE EMPOSSADO

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes, tomou posse nesta terça-feira (3), como vereador. Fernandes é suplente de Davi Souza (PDT), que se licenciou da Câmara para assumir a secretaria de Governo. No discurso na sessão legislativa, Fernandes defendeu o SUS e fez um balanço geral sobre os meses em que ele atuou como secretário, agradecendo aos vereadores que iam ao gabinete dele sugerindo ideias e projetos. Exonerado da secretária de Saúde nesta segunda (2), para assumir o cargo na Câmara, Felipe Fernandes deve voltar para a administração municipal nos próximos dias. Felipe Monteiro (PDT), 2º suplente, é quem deve ficar com a vaga entre os edis.

‘SE NÃO HOUVER ORGANIZAÇÃO, VAMOS MULTAR’

De Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) promoveu uma reunião, esta terça-feira (3), com representantes das empresas de telefonia e internet. Em pauta, um problema que atinge não só o balneário como a maioria absoluta dos municípios brasileiros: o excesso de fios e cabos nos postes. O encontro teve como objetivo achar uma solução para acabar com essa verdadeira poluição visual que, além de causar um aspecto negativo, significa um risco para moradores e turistas. “Os fios soltos deixam nossa cidade feia e podem provocar acidentes seríssimos. Discutimos bastante o assunto e solicitei às empresas uma atenção especial a esse caso, porque não vou permitir mais essa bagunça. Se não houver uma organização, vamos multar”. Estiveram presentes no encontro as empresas Enel, Oi Búzios, West Internet, LS Internet, Dyga Internet, Vivo Internet, Sumicity, Infolagos e Sky.

RESPEITO ÀS RELIGIOSIDADES

Continuando em Búzios, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, esteve reunido nesta segunda-feira (2), com representantes do Conselho dos Pastores de Búzios (Copab), no Espaço Zanine. Conforme Romano, o encontro foi pautado no calendário de eventos da comunidade evangélica do balneário. “A secretaria tem esse entendimento, esse respeito, essa diversidade com a cultura de Búzios, e isso inclui também as religiosidades. Essa reunião com os pastores serviu para inseri-los no nosso calendário de eventos e estreitar laços com esse povo tão importante de Búzios, que é a comunidade evangélica. A secretaria vai estar sempre de portas abertas, independente da raça, do credo, da nacionalidade. Nosso lema é cultura para todos”, destacou Romano.

ARRAIAL TEM NOVO SECRETÁRIO

De Arraial do Cabo, a novidade é que o município tem novo secretário de Segurança Pública, o policial militar Leandro Alex de Souza da Silva, o Leandro do Bope. Leandro, que foi candidato a prefeito de Búzios nas últimas eleições, foi nomeado semana passada, mas até então não havia sido anunciado oficialmente. Na verdade, o prefeito Marcelo Magno (PL) o havia convidado para ser o subsecretário da pasta, que seria comandada pelo policial civil Marcos Manssote. Contudo, diante da impossibilidade de Manssote assumir, ele ficou como titular. Nesta terça (3), Leandro do Bope esteve no gabinete de MM acompanhado de oficiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Segundo a Comunicação da Prefeitura, Leandro apresentou ao prefeito um projeto para uma futura instrução de mergulho e treinamento nas praias de Arraial do Cabo. Com ele estavam os instrutores do Bope major Sampaio, subtenente Hector, subtenente Charles e sargento Recla.

VERDE QUE TE QUER VER

Continuando em Arraial do Cabo, destaque para retomada dos trabalhos do legislativo nesta terça-feira (3). Na verdade mesmo, destaque para foi a máscara verde de Ayron Freixo (REP), que agora é da base do prefeito Marcelo Magno (PL). A turma do Cabo perde o amigo, mas não perde a piada. Ao avistar Ayron com o acessório na cor da bandeira do prefeito, o vereador e líder do governo na Câmara, vereador Júnior Chuchu (PV) mandou essa: “Ayron tenta ganhar espaço e deixa os outros vereadores com pulga atrás da orelha”, disse, em tom de brincadeira. Aproveitou e fez um registro dele com Ayron e Juliano do Distrito (PSD). A propósito da sessão desta terça, a Comissão de Finanças e Orçamento disse que dará o parecer das contas do ex-prefeito Andinho Brito, relativas aos anos de 2009 e 2011 nesta quarta-feira (4). Lembrando que, por enquanto, o parecer de 2009 é favorável, enquanto o das de 2011 é contra, conforme o TCE.

LÍVIA COM CASTRO

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), esteve nesta terça-feira (3), na capital do Rio de Janeiro, em uma reunião com o governador, Claúdio Castro (PL), e com o secretário de Obras e Infraestrutura estadual, Max Lemos. A prefeita foi firmar convênios para obras de asfaltamento e drenagem em Araruama e abordou a importância de iniciar logo as obras da RJ 106, RJ 136 e RJ 138. Lívia agradeceu nas redes sociais pela atenção e receptividade do governador e do secretário.

LINDBERGH EM ARARUAMA

O ex-Senador e vereador do Rio de Janeiro Lindbergh Farias (PT), esteve em Araruama nesta segunda-feira (2), reunido com as lideranças petistas locais. O objetivo foi de fortalecer as bases do partido no município, visando as eleições de 2022. Lindbergh está em uma maratona pelos municípios do Norte e Noroeste Fluminense, aproveitando o recesso da Câmara de Vereadores carioca. Em Araruama, o vereador da capital se reuniu com o presidente do partido no município, André Bernardes, e filiados da sigla na cidade. PT está com carinho e atenção diferenciada por Araruama, já perceberam?

DE VOLTA AOS TRABALHOS

A Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia retomou os trabalhos para o segundo período de 2021 nesta terça-feira (3), após o recesso parlamentar de julho. Desta vez, voltam a ser abertas ao público. Apenas com sessões fechadas desde o início das restrições provocadas pela pandemia, em março de 2020, a primeira sessão do retorno contou com protocolos para prevenção da COVID-19, como limite de ocupação de 50% dos assentos, obrigatoriedade de uso de máscaras e disponibilidade álcool 70 em gel na entrada do auditório. Outra mudança verificada nesta retomada dos trabalhos é a realização de duas sessões semanais, sendo a próxima nesta quinta-feira (5), às 11h, seguindo os mesmos protocolos.

UNIDADE POPULAR

A galera da UP de São Pedro da Aldeia levou o nome do partido (Unidade Popular) ao pé da letra e colocou barraquinha com um café e um bolo na rua para abrir diálogo com a população. O objetivo, segundo a liderança do partido, Rafael Figueira, era falar sobre poder popular, democracia representativa e “Fora Bolsonaro”. “A troca de vez em quando tem umas farpas, mas as pessoas querem conversar, ser ouvidas”, disse Rafael, pontuando que o resultado da iniciativa foi ótimo.

AUMENTO NO EFETIVO

A Prefeitura de Maricá e a secretaria Estadual da Polícia Militar assinaram um convênio para aumentar a quantidade de policiais que atuam nas ruas da cidade através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A partir desta terça-feira (3), o efetivo diário passará de 120 para 170 homens. Um aumento de 50 profissionais. Um estudo realizado pela secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) apontou a necessidade de mais agentes nas ruas, o tenente-coronel Roberto Christiano Dantas, que assumiu recentemente o comando do 12º Batalhão da Polícia Militar, foi procurado e o acordo firmado. “A Segurança Pública é de competência da Policia Militar e da Policia Civil, só que nós entendemos que o município pode colaborar, como sempre tem feito”, explicou o secretário da pasta, Júlio Veras.

MESMO FILME DE NOVO

O presidente Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso após o TSE abrir inquérito sobre ameaças às eleições. A decisão do tribunal eleitoral, por unanimidade, foi de fazer investigação sobre manifestações contra a legitimidade das eleições. O tribunal também pediu para o STF incluir Bolsonaro no inquérito das fake news, por disseminação de informações falsas contra as urnas. Em conversa com apoiadores nesta terça-feira (3), Bolsonaro, além de atacar Barroso voltou a ameaçar a realização de eleições no ano que vem, caso a sua vontade não prevaleça e o processo de votação não mude. “Não será admitido eleições…Não serão admitidas eleições duvidosas ano que vem. O Brasil vai ter eleição ano que vem. Eleições limpas, democráticas. Quem votar, vai assumir”, disse Bolsonaro. O cheiro de quem tem medo de perder e quer ganhar no tapetão saiu de Brasília e está dando para sentir daqui. Mas para dar um golpe, não é simples assim. O presidente precisa do apoio de forças internacionais, como em 1964, quando os EUA estavam por trás dos militares brasileiros. Mas no momento atual, nenhuma liderança mundial que se preze, quer sequer tirar foto com Bolsonaro, tampouco fechar apoio ao golpe.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content