InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (27)

Lindbergh se reúne com Bonifácio e Janio para 'manter portas abertas'; Réveillon em Cabo Frio sem fogos e sem show, mas calendário da alta temporada promete; Barraqueiros da Praia do Forte protestam na sede do Executivo; Ciro e seu jeitinho em terras cabo-frienses; Os bastidores do almoço dos vereadores cabistas; Vantoil Martins palestra sobre gestão na pandemia; Alexandre Martins de volta e consulta pública em Búzios; Praça do Canhão pede a Fábio do Pastel: 'chega de desculpas'; Expo de Araruama vai bem, mas está fora do mapa turístico da região; Macaé bate meta de arrecadação e 'tá rycaa... E muito mais!

PDT E PT? E AGORA JOSÉ?

Essa imagem do prefeito José Bonifácio (PDT), Janio Mendes (PDT) e Lindbergh Farias juntos pode dar “tilte” em muitos militantes de ambos os partidos aqui na Região dos Lagos. Especialmente depois de Ciro Gomes (PDT) ter visitado a cidade no fim de semana. Mas calma! Trata-se de um inocente cafezinho de fim de tarde (e começo de noite). Aconteceu por voltas das 18h. Na brecha da agenda de Lindinho, que havia participado mais cedo de um encontro com militantes do Partido dos Trabalhadores em São Pedro da Aldeia, onde cerca de 40 pessoas estiveram reunidas para planejar a pré-campanha de Lula e o ato #ForaBolsonaro que acontecerá no próximo dia 2. Aliás, não é só o ex-presidente que está em pré-campanha. Lindbergh também. Vai tentar uma vaga de Deputado Federal. Segundo disse Lindinho pelo telefone, ele tem a missão de visitar os 92 municípios do Estado ajudar Lula nessa empreitada. E como depois ele teria um encontro com petistas de Cabo Frio, que aconteceu no Clube São Cristóvão, Lindbergh fez questão de se encontrar com prefeito Bonifácio: “Eu sempre tive uma boa relação com Zé e Janio. Temos que deixar a porta aberta. Foi uma visita protocolar para tomar um café e bater um papo”, explicou. Sabe como é, né?! Vai que Ciro não consiga avançar para o segundo turno das eleições? Canja de galinha, oração e um café com amigos não faz mal a ninguém, já dizia vovó.

SÃO CRISTÓVÃO BOMBOU

E os petistas estão animadíssimos por aqui. Tanto que mobilizaram um bom quantitativo de pessoas (115 militantes) para receber o vereador do Rio, mostrando que estão entusiasmados para iniciar a pré-campanha de Lula para que volte a comandar o país, bem como ajudar Lindinho a conseguir uma das 513 cadeiras de deputados. Isso tudo numa segunda-feira, sem muita divulgação.

FIM DE ANO EM CABO FRIO

Mesmo com presença confirmada, o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, não apareceu no Fórum de Turismo de Cabo Frio nesta segunda-feira (27). Apesar da ausência, a apresentação do planejamento para os próximos quatro anos e do calendário de 2022 surpreendeu. Todos os presentes, especialmente a galera do trade turístico (operadores de agências, guias, etc.), ficaram entusiasmados com a programação apresentada. A dúvida é se vai conseguir executar. Entre planejamento e ação, existe um processo de execução. A gente falou com a Ana Claudia, do Sebrae, que é presidente do Conselho Municipal de Turismo, e ela disse que o planejamento é exequível, tudo foi com o “pé no chão” e que depende, basicamente, do prefeito, José Bonifácio (PDT), dar carta branca. Já o Zé, garantiu que a carta branca já foi dada e fez questão de salientar o tempo inteiro, até em resposta às criticas que tem sofrido, que o projeto do turismo feito pelo trade, ouvindo os setores, o Conselho, Convention Bureau, os técnicos da secretaria de Turismo, os guias, enfim, não é uma ideia que partiu dele. O prefeito afirmou que está garantindo a isonomia para que seja executado aquilo que foi planejado. Sobre Réveillon, não teve jeito. Vai ser sem fogos. A verdade é que Zé está sem jeito de investir tanto dinheiro nisso enquanto a cidade está devendo R$ 12 milhões em atrasados aos servidores, sem falar dos buracos que carecem urgente solução.

‘UM MUNICÍPIO SOZINHO NÃO ATRAI NADA’

Ainda sobre o Fórum de Turismo em Cabo Frio, entrevistei o presidente do Condetur, Marco Navega, que mostrou dados impressionantes sobre o setor, em especial no município cabo-friense. Pelos números, percebe-se que temos faca e queijo nas mãos, mas falta união entre os municípios da Costa do Sol. “Um município sozinho não atrai nada, mas as 13 cidades juntas conseguem atrair os olhares dos governos estadual e federal. É preciso sair detrás do balcão do município e trazer esse turismo”. Segundo ele, dados de 2019 apontam que Cabo Frio recebeu mais de 1,2 milhão de turistas ao longo do ano, sendo deste total 40 mil de fora do Brasil – sem contar aqueles que optaram por casas de veraneio, já que esses dados vêm do setor hoteleiro e divulgados pelo Ministério do Turismo, dentro do Cadastur. “Poucas cidades têm esse número, são dados muito fortes, a região reúne números espetaculares”. E disse mais, que a Costa do Sol, enquanto região turística, é a mais robusta do Brasil: “temos três municípios na categoria A (Cabo Frio, Búzios e Macaé), três na categoria B (Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Saquarema), quatro na C (São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Maricá e Casimiro de Abreu), um na D (Quissamã) e um categoria E (Carapebus). Perdemos Araruama e estamos lutando para trazer de volta, cidade que certamente será destino categoria B”, destacou.

PROTESTO NA PREFEITURA

Ambulantes e barraqueiros da Praia do Forte protestaram em frente à Prefeitura de Cabo Frio nesta segunda-feira (27). A categoria pedia a liberação para usar mais mesas e cadeiras para servir os clientes e maior variedade de produtos para venda. Em nota, a Prefeitura informou que representantes foram recebidos pelo secretário de Governo, Davi Souza, e pelo coordenador de Fiscalização de Posturas, Paulo César Alves. “Após o encaminhamento das reivindicações dos permissionários, ficou decidido no encontro que a Prefeitura vai elaborar, nos próximos dias, um projeto de reordenamento da Praia do Forte, prevendo novas regras para o espaçamento entre as barracas e o número de mesas, cadeiras e ombrelones que poderão ser utilizados”, disse a nota. O município também informou que, “assim que for concluído, o projeto será enviado para avaliação do prefeito José Bonifácio (PDT), antes de ser colocado em prática”.

CIRO TRAULITEIRO

A presença do pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) em Cabo Frio agitou o sábado (25) na cidade. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento. Mas os lulistas e bolsonaristas acharam fraca a presença de público. Também tivemos muitas críticas, em especial, dos bolsonaristas indignados com a fala de Ciro, porque, em uma das bombásticas declarações, ele disse que não acredita que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vá conseguir concluir o mandato. Aliás, essa entrevista repercutiu no país inteiro. Não só essa, como o questionamento feito pelo Portal RC24h de como Ciro pretende fazer para tentar trazer para perto dele os votos dos conservadores, já que Cabo Frio foi uma das cidades que mais votaram em Bolsonaro no Estado. Ciro falou um pouco sobre a estratégia dele, como você pode conferir na matéria. Agora, o destaque mesmo é a pegada do Ciro trauliteiro. Ciro, ao ser provocado por um eleitor, chamou Lula de ladrão. Vale conferir todas as traulitadas de “Cirão da Massa”.

GOVERNADOR NA ÁREA

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Cabo Frio e o aeroporto do município devem assinar, nesta quarta-feira (29), um acordo de cooperação técnica. O convênio tem como objetivo unificar esforços entre o Estado do Rio e o Aeroporto de Cabo Frio para consolidar o Cabo Frio Airport como ativo fundamental de infraestrutura da cadeia logística de comércio exterior no Estado. O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), e o diretor-geral e presidente do Cabo Frio Airport, Rodrigo Abreu, devem assinar o documento no aeroporto, a partir das 14h.

CLIMA NO CABO

Os vereadores de Arraial do Cabo, depois de acompanhar o prefeito, Marcelo Magno (PL), nas vistorias na sexta-feira (24) promoveram um almoço no espaço de Ronnie Plácido. Contudo, os parlamentares sentiram a falta da presença dos vereadores Junior Chuchu (PV) e Juliano do Distrito (PSD). Parece que os dois não deram nem notícia para os colegas. O que corre à boca miúda por aí, é que Chuchu tem confidenciado aos amigos que se arrependeu de ter saído do governo. Mas já? Será que o “canto da sereia” que veio do Rio desafinou?

DESAFIOS DA GESTÃO NA PANDEMIA

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) participa, agora à noite, de um evento do seu partido, o Cidadania, no qual ele é palestrante. O tema é ‘Experiências Administrativas no Combate à Covid 19, Educação e Saúde Consorciada’. De forma online e fechado somente para os participantes, Vantoil fala sobre os desafios de administrar uma cidade durante a pandemia e ainda assim conseguir colocar pra frente os serviços e pavimentação e drenagem de ruas, entregas de kits alimentação, entre outros. Aliás, o prefeito Iguabense tem sido um dos políticos mais badalados do Cidadania. O presidente estadual da sigla, Comte Bitencourt não esconde de ninguém o carinho diferenciado que tem por ele. Por isso o chefe do executivo de Iguaba vem sendo bastante solicitado pela executiva do partido para dividir sua experiência assertiva na gestão, mesmo com parcos recursos.

ALEXANDRE DE VOLTA E CONSULTA PÚBLICA

Em Armação dos Búzios, prefeito Alexandre Martins (REP) já está de volta ao batente. Depois de duas semanas de férias que aproveitou para ir a Portugal visitar um tio muito doente, o prefeito do blaneário retomou as atividades nesta segunda-feira (27). Falando em Búzios, a cidade sedia nesta terça-feira (28), o evento Diálogos Sustentáveis, que vai reunir representantes de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Casemiro de Abreu, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Quissamã e Macaé. O evento pretende debater o ICMS ecológico na forma de consulta pública, para concretização de avanços na agenda do desenvolvimento sustentável. O encontro vai acontecer no Hotel Rio Búzios, das 10h às 14h. Do total de 92 municípios do Estado, apenas dez foram eleitos como sedes do evento (destacados em verde claro na imagem).

FIM DE SEMANA MOVIMENTADO

Continuando em Búzios, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano comemorou a retomada do setor turístico do balneário, que neste fim de semana bombou com os eventos que fazem parte do calendário anual: o Festival da Sardinha e o Circuito das Artes. O circuito contou com mais 150 artistas na cidade, com apresentações de orquestras, balés e pinturas nas Ruas das Pedras e Praça Santos Dumont. No festival da sardinha, segundo Romano, mais de 1.500 pessoas passaram pelo estande da secretaria.

‘MAS ESSE CARA TEM A LÍNGUA SOLTA…’

Sabe aquela história de que, quando a gente cospe para o alto, cai na testa? Então… pessoal da Praça do Canhão, que não perde uma, comentou o pedido público de desculpas do prefeito, Fábio do Pastel (PL), que a coluna repercutiu na sexta-feira (24). Sabe o que eles disseram? “O slogan de campanha dele era ‘chega de desculpas’. Agora posta vídeo pedindo desculpas?” Aí a turma do Canhão mandou avisar: “Não aceitamos suas desculpas Fábio!” Eita turma ruim, sem piedade. No coração tem uma pedra! É, prefeito, não foi dessa vez. Quem sabe na próxima cola…

PEGOU PARA FAZER

Ainda falando de deslizes envolvendo Fábio do Pastel, um morador do Baixo Grande cansou de pedir melhorias no bairro para a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e botou a mão na massa. Ele reformou o cais que fica ali perto da casa dele, fez plantações, instalou mesinha com banco, enfim, deu aquela ajeitada marota. Mas nem a capina, a Prefeitura foi capaz de fazer. Complicado, né? Segundo moradores, eles pedem há meses para que a Prefeitura vá ao local, mas o pedido é em vão. Após ser procurado pelo Portal RC24h, o município disse que resolveria o problema com urgência e afirmou ter enviado uma equipe ao local. “O bairro Baixo Grande tem recebido os serviços de rotina regularmente. A presença das equipes de limpeza e manutenção na localidade está prevista no cronograma da pasta”, disse em nota. Ok, né?

ARROZ DE FESTA

Tem vereador em São Pedro da Aldeia que parece arroz de festa. Tá sempre acompanhando o movimento. É ele, o Márcio Soares (PDT) mesmo. Depois de apoiar publicamente Jair Bolsonaro (sem partido) nas manifestações de 7 de setembro, mesmo contra determinação partidária, parece que a orientação política do parlamentar fluiu. Ele marcou presença no encontro com Ciro Gomes (PDT) em Cabo Frio no sábado (25) e ainda posou para fotos com o pré-candidato pedetista. Nem parece o mesmo que bateu no peito para falar na internet: “mas eu sempre apoiei Bolsonaro”. Vai vendo… Mas a executiva do PDT está ligada na movimentação do vereador. Há quem aposte que foi uma foto só pra tentar evitar a expulsão. Será?

EXPO RENDEU

A Prefeitura de Araruama está feliz da vida com a realização da Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador na semana passada. Segundo a prefeita, Lívia Bello (PP), a ocupação da rede hoteleira bateu 100%. Nesse ano, o evento teve, entre outras coisas, festival do aipim e da cerveja artesanal, além da exposição de diversas marcas para movimentar a economia local. Um institucional foi publicado nos canais da Prefeitura mostrando a satisfação que o evento trouxe.

APESAR DISSO…

Apesar do sucesso tradicional de eventos como a Expo de Araruama, o responsável pelo Conselho de Turismo Costa do Sol (Condetur), Marco Navega, revelou em entrevista ao Portal RC24h nesta segunda-feira (27), um detalhe interessante com relação à cidade. É que Araruama, simplesmente, não consta no mapa turístico das Baixadas Litorâneas. Pasmem vocês, isso se dá porque a cidade não tem Conselho Municipal de Turismo. Portanto, não pode ser incluído no mapa e, muito menos, apresentar um planejamento que seja incluído no cronograma da Condetur. Que coisa, hein? Nós procuramos a Prefeitura de Araruama para se posicionar sobre o assunto, mas não tivemos resposta até então. Importante salientar, que Lívia está em seu segundo mandato, ou seja, nem tem como colocar a culpa em ninguém, a não ser nela mesma.

ATIRA PRA TODO LADO

Agora, se tem alguém em Araruama que é uma verdadeira metralhadora giratória, atira para todo lado, é o ex-prefeito e primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação. Engajado na pré-campanha do ex-presidente Lula (PT) ao Palácio do Planalto, Chiquinho é compartilhador assíduo de postagens do governador, Cláudio Castro (PL), secretários estaduais, como o Max Lemos (PSDB), e lideranças do PP. Além disso, em outra frente, é o convidado desta segunda-feira (27) do “De Bate Papo”, com a presidente estadual do Patriota, Eliane Cunha. Aquele partido mesmo, apontado como destino de Chiquinho. Agora é aquilo. Será que ele é um articulador nato ou está seguindo aquela máxima que diz: “para quem não sabe onde ir, qualquer lugar é caminho?”. O tempo dirá.

MACAÉ BATE META DE ARRECADAÇÃO E TÁ ‘RYCA

A audiência pública de apresentação das metas fiscais da prefeitura de Macaé para o segundo quadrimestre de 2021, realizada nesta segunda-feira (27), em plenário virtual, revelou boas notícias: o excesso de arrecadação. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Carlos Wagner de Moraes, dos R$ 649.355.560 previstos para o período (entre maio e agosto) já foram arrecadados R$ 1.011.523.419,27 – um aumento de 55,8% na receita total líquida. Para o secretário, a arrecadação de royalties foi a principal responsável pelo crescimento da receita de Macaé. “Recebemos 138,5% acima do previsto em royalties, mas a instalação de novas empresas e o bom desempenho do comércio imobiliário também contribuíram para esse cenário”. Como exemplo, Wagner citou o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que deve ser pago por quem compra um imóvel na cidade: “A arrecadação do ITBI teve um crescimento de 126% além do esperado”. Agora vamos ver se essa arrecadação será bem aplicada e se os munícipes vão ser beneficiados.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content