BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (12)

Marcelo Magno abre Copa de Vela e o outono agitado no Cabo com shows de aniversário da cidade, que completa 37 anos nesta sexta (13); Audiência debate saneamento básico em Cabo Frio e o PL da sacolinha; Secretário de Educação de Iguaba vai a campo, Vantoil Martins anuncia mais uma atração de aniversário da cidade, em junho; Fábio do Pastel no Alecrim; Vereadora lembra de dívida da Salineira com prefeitura aldeense; Censo LGBTQIA+ na Aldeia gera polêmica; Alexandre Martins visita o que sobrou da Apae e fala de obras; Vereadora dispara contra primeiro-cavalheiro de Araruama... E muito mais!

885

ESPÍRITO ESPORTIVO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (12) começa por Arraial do Cabo, cidade que amanheceu dentro do espírito esportivo, com a abertura da Copa Brasil de Vela, evento inédito por lá e que está movimentando o município e vai até domingo (15). Um verdadeiro presente de aniversário para os munícipes do balneário, que completa 37 anos de emancipação nesta sexta-feira (13) e começou os festejos nesta quarta-feira (11), com o pontapé inicial dos shows na Praia dos Anjos (leia nota abaixo), mesmo local da competição. O prefeito Marcelo Magno (PL) abriu o campeonato – antes deu uma boa circulada pelo evento, conversou com um monte de gente – e, como um bom anfitrião, desejou as boas vindas aos atletas. Disse que o sentimento do momento é alegria. “É a primeira vez que tem um evento desses aqui. Já conversávamos sobre isso uns dois anos atrás e esse é um sonho que está se tornando realidade para todos. Sejam bem-vindos a nossa cidade que, cá pra nós, é uma das mais bonitas do mundo”, completou Marcelo.

_______________

OUTONO MOVIMENTADO

A propósito de Marcelo Magno, o prefeito cabista está numa correria louca esta semana, por conta do tanto de eventos acontecendo após longo hiato causado pela pandemia. Aliás, um outono pra lá de movimentado, já que o agito no Cabo começou nesta quarta-feira (11), com o primeiro dos cinco shows – todos gratuitos – na programação de aniversário. E ele esteve lá para prestigiar a apresentação gospel de Tony Allysson – que lotou a areia da praia, acompanhado da esposa, Gabriela Netto e do filho João Marcelo. E hoje tem mais, é noite de Péricles e certamente vai bombar.

SACOLINHA PLÁSTICA

A Câmara Municipal de Cabo Frio voltou a debater na sessão desta quinta-feira (12) sobre a comercialização de sacolas plásticas. Um Projeto de Lei, aprovado em regime de urgência, altera o artigo 3ª da Lei e define o prazo máximo de implementação da proibição da venda de sacolas não retornáveis de até 1 mês após a publicação. A Lei proíbe empresas comerciais, atacadistas, varejistas ou prestadoras de serviços de vender sacolas não retornáveis para o acondicionamento e transporte dos produtos adquiridos pelos consumidores. Agora, a alteração, proposta por Roberto Jesus (MDB), será enviada ao Executivo.

SANEAMENTO BÁSICO

Ainda sobre o legislativo cabo-friense, a Casa realizou uma audiência pública sobre o Tratamento de Água e Esgoto em Cabo Frio. A audiência teve início com a explanação do diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, que trouxe dados do atendimento prestado pela concessionária. Em seguida, Adacto Ottoni, professor da Uerj, fez uma analise do cenário atual de tratamento de esgoto com a utilização do sistema de tempo seco e propôs soluções como a instalação de sensores de monitoramento da qualidade de água, limpeza regular e constante das galerias de águas pluviais e implantação da rede separadora absoluta em locais pontuais em um primeiro momento. O objetivo maior, segundo o professor, é a qualidade da água da Laguna de Araruama. Após, os vereadores puderam usar o tempo de fala e fazer duas perguntas. O mesmo procedimento foi adotado com o parlamentar Jean Pierre, de São Pedro da Aldeia, único representante dos outros municípios a comparecer; com os pescadores, representantes da sociedade civil e com o coordenador da Câmara Técnica de Saneamento e Drenagem do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e membro do Conselho de Associados do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Arnaldo Villa Nova.

‘JUNTOS SALVAMOS VIDAS’

O secretário de Segurança Pública de Cabo Frio, coronel Ruy França e sua equipe estão realizando palestras para a garotada da rede municipal de ensino sobre conscientização e segurança no trânsito. Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a ação faz parte da campanha Maio Amarelo 2022, que visa reduzir acidentes de trânsito e evitar mortes. Nas palestras, são utilizadas maquetes que simulam a realidade enfrentada cotidianamente por condutores e pedestres, por meio de dinâmicas pedagógicas e lúdicas. Nesta quarta-feira (11), alunos da Escola Municipal São Cristóvão visitaram a sede da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio e participaram da atividade. “Nosso objetivo é sensibilizar e trazer as crianças para esse mundo de convivência de uma cidade tão importante como Cabo Frio. Temos que fazer a inclusão para que consigam ter a percepção do que é importante dentro dessa questão de segurança no trânsito. Vamos estimular que esses debates aconteçam junto com os pais, e sobretudo buscar a redução desses índices de acidentes”, declarou Ruy França.

REFORMAS NAS ESCOLAS

Em Iguaba Grande, as escolas da rede pública estão passando por reformas e construção de novas áreas. Na Therezinha Pedrosa, por exemplo, está sendo realizada a obra de construção de duas novas salas, que aumentará em cerca de 50 vagas a rede municipal, além de implementar pequenos reparos na estrutura. Enquanto isso, a escola Alice Canellas passa por grande reforma na estrutura, com ampliação da secretaria, instalação do núcleo de treinamento do município e de toldo no pátio central. Além disso, há na unidade a construção do estacionamento para os ônibus escolares, calçamento com concreto intertravado e a construção de uma quadra poliesportiva coberta, que faz parte do Programa Iguaba Melhor. O prefeito, Vantoil Martins (CID), afirmou que o governo tem um olhar especial para melhorar a parte estrutural dos prédios. Já o secretário de Educação recém-empossado, Jales Lins (na imagem), visitou outras escolas que estão com o projeto de obra em andamento, como a Claudio Moacyr, que deve passar por ampliação e a construção da Escola Municipal Maria Nazareth, no bairro Jardim Solares.

DILSINHO NA PRINCESINHA

Por falar em Iguaba Grande, a Prefeitura anunciou nesta quinta-feira (12) a quarta atração da festa do 27º aniversário da cidade, que será realizada entre 7 e 11 de junho. Um dos grandes nomes do cenário nacional, Dilsinho vai se apresentar na “Princesinha dos Lagos” no dia 10. Quem divulgou a atração, desta vez, foi o próprio prefeito, Vantoil Martins (CID) e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle. Anteriormente, a Prefeitura já tinha anunciados shows do grupo gospel Preto no Branco, do quinteto de pagode Vou Zuar e da dupla sertaneja Marcos & Bellutti. Atração para tudo que é gosto, né? O show que vai fechar o festival deve ser divulgado nas páginas da Prefeitura nesta sexta (13). Pela quantidade de comentários e visualizações (2 mil, em média) das lives sobre os shows, a galera iguabense tá aprovando a programação com louvor.

POLÍTICA NO CARDÁPIO

Continuando em Iguaba Grande, teve almoço do bom entre figuras políticas da cidade, então vocês imaginam qual foi o cardápio, né? Articulação, muita articulação com menu degustação no restaurante mais tradicional da cidade, o Água na Boca – aliás, deixa eu fazer parênteses aqui: comida fresca, muito pescado e preço justo, posso dizer por experiência própria. O quarteto formado pelos secretários de Administração, Miquéias Gomes, de Saúde, Valdeci Júnior, e o subsecretário de saúde, Renatinho Santos, e o presidente da associação de moradores de Sapeatiba Mirim e suplente de vereador, Eduardo Matos não soltaram muito o verbo não. “Almoço de articulação política”, disse um deles à coluna. Mas a gente tá de olho.

FÁBIO NAS RUAS

A quinta-feira (12) foi de muito trabalho para o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL). O chefe do Executivo começou o dia com o secretário de Obras e Urbanismo, Fernando Frauches, recebendo a visita técnica do responsável pela obra da Estrada do Alecrim e do Porto do Carro. A expectativa é que o município celebre os 405 anos na segunda (16) já com o início das obras. Após receber os técnicos e alinhar a frente de trabalho, o prefeito esteve na E. M. Antonio Rodrigues dos Santos, que foi recém-revitalizada. Fábio aproveitou a visita ao bairro para conversar com a diretora adjunta, Bárbara Slavinka da escola municipal e verificar as principais solicitações para a unidade de ensino. Ainda em vistoria nos bairros, o prefeito visitou o Vinhateiro para acompanhar o andamento das obras de drenagem na Rua Amadeu Franciscone de Medeiros. O serviço é realizado por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para obras de drenagem e pavimentação de diversas ruas dos bairros Vinhateiro, Estação e Bela Vista. O chefe de gabinete, Moisés Batista, também acompanhou a visita.

RELEMBROU DÍVIDA

Enquanto as obras estão a todo vapor em São Pedro, o município vive um drama no que se refere ao transporte. É uma novela sem fim. Para botar mais pimenta nesse molho, na sessão da Câmara desta quinta-feira (12), a vereadora Mislene de André (SDD) usou a tribuna para divulgar o parecer do Ministério Público sobre a investigação do contrato de concessão da empresa de ônibus que circula no município. Após denúncia feita pela vereadora em novembro do ano passado, o MP confirmou que há uma dívida de outorga da empresa junto aos cofres municipais e determinou que esta deve ser paga com valores atualizados. Vamos ver o que sai disso aí.

CENSO LGBTQIA+

Conforme havia sido antecipado no começo do mês pela coluna Boca Miúda, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai realizar um censo LGBTQIA+ no município. O objetivo é respeitar e cumprir “a missão e o dever” do Poder Público de agir em defesa do cidadão, “garantindo o acesso à saúde, segurança, desenvolvimento, oportunidades, qualidade de vida”. O censo LGBTQIA+ é promovido pela secretaria de Assistência Social, através da coordenadoria LGBTQIA+, e será respondido de forma digital, a partir da próxima terça (17), pelos cidadãos, sem a necessidade de um recenseador ir à casa do indivíduo.

CENSO LGBTQIA+ II

Contudo, o post da Prefeitura gerou diversas manifestações que mostram a aversão de internautas a políticas públicas voltadas para a comunidade LGBTQIA+. Teve quem dissesse que era pauta de esquerdista, desperdício de dinheiro. Isso como se os LGBTQIA+ não fossem cidadãos, que também pagam seus impostos e merecessem atenção do Poder Público. O censo´, porém, também enfrentou divergências na própria comunidade. Teve ativista que defendeu que seria mais efetivo promover um chamamento público para que os cidadãos LGBTQIA+ fossem até unidades do CRAS e CREAS para preencher o formulário. Afinal, esse processo completamente virtualizado e dependente da procura individual do cidadão pode não ser eficaz para atingir todo o público. Fica a ponderação.

OBRA EM BREVE

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) visitou nesta quinta-feira (12) as obras da Apae do balneário. A sede da Associação, na praia da Rasa, foi atingida por um incêndio na madrugada de 24 de abril. Alexandre conversou com os representantes da entidade sobre a reconstrução da área administrativa, que foi toda destruída, e disse que em breve a obra será iniciada.

BÚZIOS CONTRA A LGBTfobia

O gerente de Eventos de Búzios, Fernando Bertozzi, teve uma reunião nesta quinta-feira (12) com a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa e equipe para tratar de políticas públicas para população LGBT+ no município. Dia 17 de maio é o Dia Internacional contra a LGBTfobia e, com realização da pasta e apoio do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, será realizada uma jornada formativa com servidores públicos no combate ao preconceito e a violência que acontece com a população LGBT+.

SOBRE FRANCISCO

A vereadora Penha Bernardes (PL) prestou solidariedade a jornalista Renata Cristiane na sessão da Câmara desta quinta-feira (12) após a intimação recebida pela CEO do Portal RC24h e editora de política do jornal O Dia em um processo movido pelo primeiro-cavalheiro da cidade. Penha reafirmou o histórico de Francisco Ribeiro de casos de assédio, agressão à esposa e dívidas com os cofres públicos, que passa dos R$ 3 milhões. “Quer processar, processa. Mas tem que provar que não é verdade”, disparou. Chamando-o de arrogante, prepotente e caloteiro, a vereadora ainda lembrou que ele está inelegível e disse que não duvida nada ele manter a pré-candidatura e, na hora da urna, dizer que achou melhor indicar outra pessoa.

A POLÊMICA DO HOSPITAL

Penha também voltou a criticar a decisão da Prefeitura de acabar com cirurgias e internações no hospital de São Vicente. A parlamentar chamou a atitude de irresponsável, sem amor, sem sensibilidade. Bernardes comentou que a prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), será convidada para uma reunião com o povo vicentino e não é para mandar representante para intimidar a população e, sim, ela própria ir. O líder da bajula… Digo, de governo, Luiz do Táxi (PL), tentou desviar o foco, dizendo que o Hospital Jaqueline Prates é mais preparado e que os pacientes transferidos estão sendo muito bem tratados. Penha se posicionou na sequência e disse que isso não mudava a incompetência de fechar leitos em um distrito de 33 mil habitantes.

REBATEU SECRETÁRIA

Já o vereador de Araruama Oliveira da Guarda (MDB) usou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (12) para rebater a secretária de Segurança Pública do município, Flávia Corrêa, que estaria dizendo por aí que iria prendê-lo. Oliveira riu da situação e disparou “quem vai te prender sou eu”. O clima azedo entre Oliveira, que é da Guarda Municipal, e Flávia é constante e o parlamentar já afirmou, reiteradas vezes, que a secretária é a pior responsável pela Guarda da história do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui