InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (29)

O furo do governador na Costa do Sol; O longo discurso de Farah e a gentileza com Zé durante assinatura no aeroporto; Municípios da Região dos Lagos comparecem em peso com seus estandes no Fórum de Turismo em Macaé; Marcelo Magno faz questão de ir a evento; Renatinho Vianna inelegível; Chumbinho tem contas aprovadas; Lívia no Patriota?... E muito mais!

O FURO DO GOVERNADOR

A quarta-feira (29), foi de atenções voltadas ao planejamento da alta temporada na Costa do Sol. De um lado, a prefeitura de Cabo Frio assinando termo de cooperação com o Estado e o Cabo Frio Airport. Na outra ponta, o importante Fórum de Turismo em Macaé. O governador Cláudio Castro (PL) furou nos dois. Não veio a Cabo Frio, tampouco em Macaé. Inclusive, no município macaense, chegaram a informar que Cláudio faltou porque teve reação à segunda dose da vacina contra a COVID, ficando off. Somente mais tarde, no aeroporto cabo-friense que soubemos outra versão (não combinada), de que Castro partiu em urgência para Brasília. Quem disse foi o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Vinícius Farah, pegando a todos de surpresa. E agora? Qual a verdade? A verdade é que Castro não apareceu e não permitiu que a gente perguntasse sobre o Hospital Unilagos.

FARAH FARÁ?

Representando o governador na assinatura do acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Cabo Frio e o aeroporto da cidade, esteve o secretário estadual de Desenvolvimento, Vinícius Farah, que fez um discurso de 23 minutos, tecendo inúmeros elogios ao governo de Castro e trocando gentilezas com Zé Bonifácio. Sobre o acordo, o documento prevê a união de esforços para fazer com que o Cabo Frio Airport se consolide como rota fundamental de infraestrutura da cadeia logística de comércio exterior no Estado. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas a pergunta que lamentavelmente o governador não estava presente para responder e coube a Farah, era sobre as péssimas condições das estradas do estado e a falta de sinalização no entorno do terminal aeroviário. Vinícius disse que o governo não está alheio a esse problema, porém, não fixou prazo para a solução efetiva. Será que vai ser no ritmo do Unilagos? Que a espera dura mais de seis meses. Só tem um detalhe: faltam dois meses para o verão que promete ser o maior dos últimos anos, segundo todos os especialistas em turismo, o que aliás, foi a principal pauta do Fórum macaense.

_____________________________

PROJETO DE RETOMADA

Macaé sediou nesta quarta-feira (29), a segunda edição do Fórum Regional do Turismo e projetou a retomada de um dos setores municipais mais afetados pela pandemia e que tem o potencial de gerar emprego e fortalecer a economia. O evento reuniu representantes de todas as cidades da Costa do Sol e Norte Fluminense, mas também do Estado do Rio. Ao representar a cidade anfitriã do evento, o prefeito Welberth Rezende assegurou que o turismo segue como prioridade em ações planejadas pelo governo municipal, junto ao Estado. “Vivemos hoje a fase de rediscussão da retomada dos eventos, em um momento importante para o desenvolvimento do turismo. Além de marcar a retomada, este evento estabelece o turismo como vertente econômica que é um dos pilares do nosso arranjo produtivo do petróleo e gás. Em minha trajetória, sempre tive grandes parceiros na defesa por fortalecer esta atividade em nossas cidades, um compromisso que mantenho junto ao secretário Gustavo Tutuca e ao governador Cláudio Castro”, destacou o prefeito. Macaé há anos promete investir em turismo, mas nunca conseguiu “se decidir” qual seria o aspecto que levaria mais investimento já que a cidade não é conhecida pelo seu ‘turismo de sol e praia’ e sim pelo ‘turismo de negócios’. Enquanto isso, o município deixou de lado o potencial da Serra Macaense e manteve os holofotes na Orla de Cavaleiros. Vamos ver se esse fórum será o promotor de mudanças.

‘TODOS MUITO ANIMADOS’

De Cabo Frio, o secretário de Turismo Carlos Cunha foi conferir de perto o Fórum de Turismo de Macaé, afinal, todos estão apostando as fichas na retomada da economia através do turismo, ainda mais se tratando de Região dos Lagos. Esteve com o gestor estadual da pasta, Gustavo Tutuca. Cunha e sua equipe mostraram no estande cabo-friense que a cidade tem muita a oferecer além das praias maravilhosas, como o cicloturismo, eventos náuticos e gastronomia. “Achei o fórum muito proveitoso. Todos os municípios muito animados com a retomada do turismo. Claro, todos preocupados com a pandemia ainda, mas acreditando firmemente que, com o avanço da vacinação e as pessoas se conscientizando que precisam tomar a segunda dose (e a terceira de reforço caso seja necessário), poderemos voltar a trabalhar com segurança”, avaliou Cunha.

MM NO FÓRUM DE TURISMO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), foi o único da Região dos Lagos que fez questão de ir pessoalmente representar o turismo municipal no Fórum Regional Fluminense, em Macaé. O evento nesta quarta-feira (29) teve o objetivo de divulgar as cidades da região no momento de retomada das atividades turísticas em todo o Brasil. A comitiva do Cabo foi liderada pelo secretário de Turismo, Marco Simas. O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, foi uma das lideranças presentes no Fórum. “Arraial do Cabo é uma das cidades que ocupa o ranking de destinos mais procurados no Brasil e é muito importante participar de um evento como esse, onde podemos divulgar nossa cultura, nossas belezas e tudo que a nossa cidade tem a oferecer”, afirmou Marco Simas.

INFORMAÇÃO, ARTESANATO E CULTURA NO ESTANDE IGUABENSE

A secretária de Turismo de Iguaba Grande, Carla Valle saiu bastante animada do fórum de turismo em Macaé. Ela avalia como “importantíssima” a retomada pós pandemia, onde se acredita que o turismo doméstico será de grande força. O município iguabense montou estande com folders sobre a cidade, mostrando o que ela tem a oferecer e até vários dos produtos artesanais que são expostos e vendidos na Feirinha Criatividades da Terra, que acontece mensalmente na cidade. Por telefone, Carla destacou que Iguaba ‘jamais poderia ficar fora de um evento como esse. “Estar presente nesse fórum foi pra fortalecer a Costa do Sol e levar Iguaba a ser conhecida pelos agentes de viagem. Aliás, muitos visitantes quiseram conhecer nosso destino e visitaram nosso estande. Ficamos muito animados e por levar informações do município às pessoas, mostrar que Iguaba também é Costa do Sol”, disse a secretária.

DESTACAR AS BELEZAS, VALORIZAR ATRATIVOS

O município de Armação dos Búzios também participou do Fórum Regional do Turismo Fluminense em Macaé. A secretaria de Turismo foi representada pelo coordenador de eventos, Marco Ewbank, a gerente de promoção turística, Karla Souza, supervisor Max e o grupo Bonecas Negras. O objetivo da cidade foi “destacar as belezas e valorizar, ainda mais, os atrativos de Armação dos Búzios, sempre tão procurada por turistas nacionais e estrangeiros”. Praias deslumbrantes e natureza privilegiada, os encantos que a cidade gera por sua história, cultura e gastronomia: foi esse o briefing passado pela Prefeitura à imprensa sobre a participação no fórum. Para o secretário de Turismo, Dom de Búzios, é de grande importância que o município participe dessas ações. “A cidade está retomando, por isso, precisamos divulgar mais nossas belezas naturais, nossa cultura e nossa história. É de grande importância que Búzios esteja presente em todas as ações voltadas ao turismo”, disse Dom.

CULTURA E HISTÓRIA NO ESTANDE ALDEENSE

São Pedro da Aldeia também marcou presença no Fórum Regional do Turismo, em Macaé, nesta quarta (29). Com estande no evento, a Prefeitura apostou em representações da cultura e história do município, materializadas em peças de artesanato e elementos da culinária tradicional. Além disso, houve distribuição de folders com os atrativos da cidade. O entretenimento ficou por conta de um casal de atores fazendo alusão à visita histórica da Princesa Isabel e Conde D’Eu na cidade, no Período Imperial. Estiveram presentes no evento a secretária adjunta de Turismo, Andrea Tinoco, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviane, além de integrantes do trade turístico da cidade.

ARARUAMA EM MACAÉ

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Araruama, Danieli Braz, representou o município no Fórum de Turismo em Macaé nesta quarta-feira (29). O estande da Prefeitura reuniu folhetos destacando atrações turísticas araruamenses, como o Complexo Manoel Ribeiro, espaço na Praça Menino João Hélio que conta com cascata, casa do Papai Noel, Centro de Convenções e o Teatro Municipal. Umas garrafinhas com cachaça artesanal produzida em Araruama também foram disponibilizadas no espaço e quilombolas de Sobara se apresentaram representando o município.

RIO DAS OSTRAS MARCA PRESENÇA

Nos últimos dias, o Fórum de Turismo da Costa do Sol está movimentando os participantes do trade turístico da Costa do Sol e do Estado do Rio. Rio das Ostras não podia ficar de fora e, por isso, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Aurora Siqueira esteve no evento representando o município e destacando o planejamento da atual gestão. Durante o fórum, Aurora comentou que é muito importante todas as cidades estarem unidas. “O Fórum é a comprovação de que o Estado e os municípios do Interior estão alinhados. Temos um planejamento conjunto e o turismo vai impulsionar a retomada da economia do Rio de Janeiro. É essencial mostrarmos nossos atrativos, artesanato e nossa cultura, além de divulgar nos eventos, que serão fundamentais nessa retomada”.

PARABÉNS, MIGUEL

Em Armação dos Búzios, os tempos de relacionamento estremecidos entre prefeito e vice realmente parecem coisa do passado. Nesta quarta-feira (29), aniversário de 64 anos do vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), o chefe do Executivo, Alexandre Martins (REP), se desdobrou em elogios ao companheiro de chapa. “É uma honra prestar essa homenagem a você, que é exemplo de determinação, garra, caráter e responsabilidade”, escreveu Martins, chamando Miguel de “amigo e irmão”. O prefeito ainda desejou “que nossa parceria e amizade sejam fortalecidas a cada dia. Estamos juntos para cuidar de Búzios, dessa cidade que tanto amamos”. O Portal RC24h deseja felicidades ao vice-prefeito com muita saúde e sucesso.

COM BARQUEIROS

Voltando a Arraial,o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) recebeu representantes da Associação de Barqueiros Tradicionais Ext. das Praias de Arraial do Cabo (ABTEPAC) para um café da manhã. No encontro, Marcelo anunciou melhores condições de trabalho para os barqueiros da Praia dos Anjos, também visando melhorias para os turistas. Os projetos a serem desenvolvidos no local devem beneficiar pescadores, barqueiros e, principalmente, os jovens. Ao Portal RC24h, a assessoria do prefeito disse que o orçamento, feito pela gestão anterior, já está comprometido, mas que Marcelo vai se sentar com a equipe para ver de que forma alguma melhoria pode ser feita já para a alta temporada que se aproxima, a partir de dezembro. Para janeiro e fevereiro, a situação tende a ser mais tranquila, uma vez que o orçamento será organizado pela atual gestão.

RENATINHO INELEGÍVEL

Após anunciar que pendurou as chuteiras da política partidária, o ex-prefeito Renatinho Vianna (REP) foi condenado em uma ação no TRE nesta terça-feira (28) e está inelegível por oito anos. A decisão foi dada em um processo que acusa Renatinho de abuso de poder econômico por meio do desvio de finalidade de nomeações temporárias para cargos públicos em Arraial do Cabo às vésperas das eleições do ano passado. Nesse caso, cabe recurso ao TSE, em Brasília.

eMUSEU DO ESPORTE

Os moradores e visitantes de São Pedro da Aldeia terão mais uma atração para acompanhar no início do próximo ano. O prefeito, Fábio do Pastel (PL) recebeu representantes do eMuseu do Esporte, que leva cultura em formato inovador e interativo aos municípios. A previsão é que a carreta estacione na cidade em março de 2022. O veículo, que tem 14 metros de comprimento, tem o objetivo de levar a cultura do esporte às cidades. O museu itinerante do esporte irá passar por nove municípios do estado do Rio de Janeiro, ficando por cerca de 12 dias em cada um. O projeto também possui cunho social, voltado à educação e incentivo às práticas esportivas. A iniciativa manterá todas as medidas de prevenção à COVID-19 e terá acessibilidade. O secretário adjunto de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos Gaspar, afirmou que há um planejamento de unir a vinda do museu itinerante ao Fest Verão do próximo ano “que terá muitas outras novidades”. Será que vem coisa boa por aí?

VEREADORES DA ALDEIA EM BRASÍLIA

O presidente da Câmara de São Pedro da Aldeia, Denilson Guimarães (SDD), acompanhado dos vereadores Vitinho (PL), Chimbiu (SDD), Jean Pierre (PODE), Isaías do Escolar (PROS), Fernando Mistura (SDD) e Márcio Soares (PDT), foram em comitiva a Brasília, uma semana antes das discussões sobre o Orçamento 2022, em busca de emendas parlamentares para o município. De acordo com o presidente do Legislativo aldeense, Denilson Guimarães, “com a visita, a Câmara se antecipa e busca diretamente no Congresso Nacional os recursos tão necessários ao município”. A comitiva fica na capital federal até sexta-feira (1º) e Denilson Guimarães fará o relatório da viagem assim que regressar.

RINDO À TOA

Enquanto a atual gestão de São Pedro da Aldeia passa perrengue junto à opinião pública, o ex-prefeito Cláudio Chumbinho (PDT) está “todo serelepe” nesta quarta-feira (28). É que as contas dele referente ao exercício de 2020 receberam parecer prévio favorável do Tribunal de Contas. Agora resta saber se a Câmara, que não costumava ser lá tão amigável com o ex-prefeito, vai acompanhar o Tribunal. A conferir…

LÍVIA PATRIOTA NA GUANABARA?

A notícia da semana pelas bandas de Araruama é a filiação confirmada do ex-prefeito e primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação, ao Patriota. Uma fonte confirmou ao Portal RC24h nesta quarta-feira (29) que já é certo que o partido será entregue a ele na cidade, apesar de não haver ainda a confirmação se ele será o presidente ou vai preferir indicar alguém. O namoro entre o político e o partido era antigo e você acompanhou todos os pormenores aqui na Boca Miúda. Pela sigla, a ideia é que Chiquinho concorra a uma vaga na Alerj. A novidade da vez é que a prefeita de Araruama, Lívia “de Chiquinho” Bello (PP), pode estar deixando os progressistas para virar Patriota de vez. O Portal RC24h apurou que Bello já teve reuniões com a presidente estadual do Patriota, Eliane Cunha, e pode, sim, se filiar ao partido com a ambição de concorrer ao Governo do Estado no ano que vem. Parece que Eliane Cunha vai concorrer ao Senado e quer montar uma chapa fortemente feminina para as Eleições 2022. Dito isso, agora é observar os desenrolos dessa trama. Será que vem aí?

HORTA DE DIÁLOGOS

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), fez um verdadeiro tour nesta terça-feira (28), por municípios vizinhos. Em Guapimirim, Horta esteve com a prefeita Marina Pereira (Brasil 35). Além disso, deu uma passada em Magé, onde se encontrou com o chefe do Executivo, Renatinho Cozzolino (PP). O objetivo das visitas foi conversar e trocar experiências de gestão nas cidades. Outro encontro dos mais republicanos foi na vizinha de Maricá, Niterói, onde Fabiano foi recebido pelo prefeito, Axel Grael (PDT), e pelo ex-prefeito e pré-candidato ao Governo do Estado Rodrigo Neves (PDT). O assunto em pauta foi o futuro do Rio de Janeiro. “O diálogo político das forças progressistas e democráticas é um imperativo em tempos de tanto desalento e desesperança de um país assolado pela falta de rumo e governança. Sigamos na luta por dias melhores”, escreveu Horta. O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), que recebeu o título de Cidadão Niteroiense no mesmo dia, também esteve na conversa.

UM BASTA NA FAKE NEWS

A prefeitura de Macaé tomou uma atitude contra uma ‘fake news’ que rodou as redes sociais nos últimos dias que afirmava que o prefeito, Welberth Rezende (CID), ex-prefeito, Dr. Aluízio JR; funcionários públicos, secretários, assessores, professores e estudantes seriam usuários de drogas. Na publicação criador exigiria que todos fizessem testes ‘anti-droga’ e, entre outros ataques à gestão municipal e convoca seus seguidores a participarem de um abaixo assinado com a temática: “Contra a obrigatoriedade do Passaporte Autoritário de controle social”. Parece loucura? Mas é. O município resolveu instaurar notícia crime e inquérito policial na 123ª Delegacia de Polícia, para devida apuração de difamação. A Procuradoria solicita que seja designada data para oitivas das testemunhas e das vítimas, para ratificação do ocorrido e demais esclarecimentos que se entenderem necessários. Macaé é mais uma cidade que está dando um basta na proliferação de ‘fake news’. Antes tarde do que nunca.

CADÊ A EXONERAÇÃO?

Cada dia mais, a promessa de exoneração do assistente da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) Leonardo da Costa Fonseca parece pura bravata. Mesmo que Dr. Serginho, titular da pasta, tenha dito até na televisão que o servidor seria exonerado após aquele vazamento de áudio em que revelou suposto esquema de loteamento de cargos no processo seletivo do Hospital UNILAGOS, até esta quarta-feira (29), o Portal RC24h não conseguiu verificar qualquer registro da exoneração no Diário Oficial do Estado. A gente procurou a assessoria da Secti para comentar, mas fomos solenemente ignorados. A última resposta que tivemos, ainda na semana passada, é que Serginho já havia assinado o pedido de exoneração, mas a Imprensa Oficial do Estado tinha um prazo de 48h para publicar. Olho aberto no truque.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content