InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosFórum Regional do Turismo Fluminense da Costa do Sol reúne representantes do...

Fórum Regional do Turismo Fluminense da Costa do Sol reúne representantes do setor de toda região

Todas as cidades da Região dos Lagos enviaram seus secretários como representantes, além de Marcelo Magno, prefeito de Arraial do Cabo.

“Vamos levantar a energia para a retomada!” Com esta frase, o secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, abriu a sua fala durante a realização do Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol, nesta quarta-feira, 29/09, em Macaé. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo e pela Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), contou com a presença de inúmeras autoridades estaduais e municipais, além de representantes da iniciativa privada. Os secretários das cidades da Região dos Lagos estiveram presentes no evento representando seus municípios, além de Marcelo Magno, prefeito de Arraial do Cabo.

Uma personalidade que não estava presente é o Governador do Estado, Cláudio Castro que seria um dos palestrantes, mas não compareceu por causa de uma viagem de última hora à Brasília.

Gustavo Tutuca destacou que o evento é o segundo Fórum de Turismo que a Setur-RJ e a TurisRio realiza no interior do Estado e que a meta é organizá-lo em todas as regiões turísticas.

“Entendemos que, após termos feito um grande debate em Niterói, reunindo todos os gestores municipais, a gente precisava discutir a particularidade de cada região. Durante o evento, procuramos passar informações e trazer bons oradores para auxiliar os gestores para que possamos avançar neste momento de retomada. Esperamos que a partir de novembro, com as duas doses da vacina aplicadas na população adulta, a gente tenha uma tranquilidade sanitária para circular com mais liberdade. Vislumbramos um horizonte de muita prosperidade depois do setor ter sofrido tanto”, discursou o secretário estadual.

Tutuca fez uma explanação sobre o trabalho que a Setur-RJ está desenvolvendo para o fortalecimento do turismo. O secretário destacou o Programa “TurismoRJ + Perto”, que visa a integração entre os representantes do segmento, prefeituras e o Estado para o desenvolvimento do setor no cenário de retomada das atividades.

Welberth Rezende, Prefeito de Macaé, ressaltou a felicidade por sediar o evento, principalmente neste momento de retomada das atividades turísticas.

“Os eventos são de extrema relevância para fortalecer o turismo regionalizado e para despertar novos olhares sobre o nosso Estado. Macaé sempre foi forte no turismo de negócios e agora começa a discutir o turismo de lazer, que vem aos poucos ganhando espaço como alternativa estratégica. Possuímos a segunda maior rede hoteleira do Estado, com 10 mil leitos. O turismo corresponde a 10% do PIB municipal e gera 1.700 empregos formais em Macaé”.

Em seguida, Sérgio Ricardo de Almeida, Presidente da TurisRio, deu as boas-vindas ao público e destacou que hoje é um dia especial.

– O secretário Gustavo Tutuca pediu que interiorizássemos a atividade e trabalhámos e nos preparámos para isso. Agora precisamos mostrar para o Brasil inteiro que o Rio de Janeiro é o Estado mais bonito do País. As nossas 12 regiões são lindas, se complementam e oferecem as melhores experiências possíveis. Não podemos ficar esperando que o turista chegue até nós. Um destino precisa estar na prateleira e ser bem promovido para ser vendido. Nosso compromisso é investir, comercializar e promover o turismo do nosso estado o para o Brasil inteiro.

Próxima edição dos Fóruns

Durante a sua fala, Gustavo Tutuca anunciou que a próxima edição do Fórum Regional do Turismo Fluminense será realizada na Costa Verde, na cidade de Angra dos Reis, em meados de outubro.

O Rio continua Lindo e Perto

A campanha de divulgação do Estado “O Rio continua lindo. E perto!” foi apresentada pelo secretário estadual de Turismo. De acordo com Tutuca, o objetivo é promover e reforçar a marca Rio de Janeiro junto a mercados potenciais na emissão de turistas. Para isso, serão realizadas ações em shoppings de vários destinos nacionais, com estande instagramável e óculos 3D com vídeos do interior, apresentando assim uma experiência de realidade virtual convidativa. A ação é uma parceria da Setur-RJ e TurisRio com a Fecómercio, a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), o grupo Multiplan e Aliansce Sonae. A campanha terá um investimento de R$10 milhões do Governo do Estado.

Turismo Rural

Outro destaque da fala do secretário estadual de Turismo foi referente ao turismo rural. Segundo Tutuca, o segmento é uma vocação do Estado e a Setur-RJ e a TurisRio já tem preparada folhetaria de três rotas: Brejal, Nova Friburgo e Vale do Café. “Essas rotas vão nos representar na Feira de Turismo Rural do Recife, que será realizada no início de outubro e, em breve, vamos colocar todos os roteiros em nosso portal”, afirmou Gustavo Tutuca.

Artesanato do Estado do RJ

O artesanato fluminense fez parte da programação do evento através da assinatura de um Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e os municípios da Costa do Sol em prol do fomento do artesanato regional. Essa formalização é fundamental para que o Programa de Artesanato continue desenvolvendo ações em parceria com os dirigentes municipais, impulsionando o desenvolvimento do setor.

Homenagens

O secretário Gustavo Tutuca prestou homenagens a personalidades do setor que se destacaram por apoiar ações e projetos propostos pelo Governo do Estado. Entre os homenageados estavam o prefeito de Macaé, Welberth Rezende; o secretário municipal de Turismo de Macaé, Léo Anderson; e o diretor do Sebrae e vice-presidente da Fecomércio, Júlio Freitas. 

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content