BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (23)

Fábio do Pastel tem reunião com Salineira nesta quinta (24); São Pedro tem #tônoRio; José Bonifácio reúne equipe sobre esquema de Carnaval; Ameaça de morte ainda repercute em Araruama; Vantoil Martins vai liberar salário antecipado para o Carnaval; Secretário de Búzios arregaça manga em Petrópolis; Destino do carnaval é Arraial; Manoela Peres em momento fofura com Toya; Fabiano Horta inaugura mais linha de ônibus... E muito mais!

1131

REUNIÃO MARCADA

O novo imbróglio envolvendo a Auto Viação São Pedro e a prefeitura pode ter um desfecho nesta quinta-feira (24). Prefeito Fábio do Pastel (PL) tem reunião com a diretoria da Salineira, às 9h. Segundo bastidores, Fábio tem esperança de resolver a situação de forma amistosa. Mas adiantou que o que poderia fazer para evitar que a empresa se retirasse e deixasse a população aldeense sem transporte público, já foi feito no ano passado. Na época, foi transformado o vale transporte do servidor municipal, que era pago em dinheiro, em cartão magnético. E Fábio amarga até hoje críticas dos trabalhadores, e mesmo assim, a empresa não se satisfez. Pelo que soubemos, a Salineira quer que a prefeitura subsidie a passagem como foi feito em Araruama. Será que vai rolar? Vamos acompanhar de perto como será esse encontro.

LIMINAR PODE SAIR A QUALQUER MOMENTO

Sobre a situação judicial, conversamos com o procurador-geral da Prefeitura, Peter Samerson (com Fábio do Pastel na foto), ele disse que o processo está concluso, mas a liminar não foi proferida, ou seja, pode sair a qualquer momento. Com a liminar, a empresa terá que continuar a circular por mais 90 dias, no mínimo, como previsto em contrato no caso de pedido de rescisão. “A empresa foi injusta por ter criado essa situação. Mas o município confia na justiça para que defira a tutela de urgência, mantendo a prestação do serviço por esses 90 dias pelo menos, para que se possa cumprir, com calma e com cautela decidir o futuro do transporte público de São Pedro”, comentou Samerson.

COMEÇA AMANHÃ

Em São Pedro da Aldeia é grande a expectativa pela chegada do contêiner instagramável do projeto “Verão #tônoRio”. A iniciativa da secretária Estadual de Turismo já passou pela Praia do Peró, em Cabo Frio, e pela Praça Santos Dumont, em Búzios. Em São Pedro, a visitação será aberta nesta quinta-feira (24) e seguirá até o domingo (27), com funcionamento das 14h às 20h, na Praia do Centro. A iniciativa visa fortalecer o trade turístico local e divulgar o artesanato aldeense, com a exposição e venda de artesanato da cidade. Atrações locais também farão shows na estrutura, sempre a partir das 17h.

Imagem: arquivo

ESQUEMA DE CARNAVAL EM CABO FRIO

Em Cabo Frio, a coluna conversou agora à noite com o prefeito José Bonifácio (PDT) e ele contou que teve reunião nesta quarta-feira (23) de planejamento de Carnaval com os secretários de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França; de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago; de Turismo, Carlos Cunha; de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet, e de Governo, Davi Souza, para garantir que o Carnaval aconteça conforme o planejado. O prefeito reafirmou que as equipes estarão nas ruas para coibir qualquer tentativa de se fazer bloco clandestino. Lembrando que foi publicado decreto nesta terça-feira (22) cujas regras proíbem, terminantemente, desfile de blocos, aglomerações em espaços públicos e fechamento de rua, mas Zé disse que a equipe de Ruy França já está monitorando ações de grupos que pretendam desobedecer o decreto. Para isso, o pessoal da segurança pública estará atuando durante todo feriado, e o que vale é o decreto. Não vai ter bloco na cidade e as equipes estarão reforçadas especialmente nas orlas das praias do Forte, do Peró e da orla de Tamoios.

REFORÇO NA SEGURANÇA

O Proeis já está em operação em Cabo Frio, começou nesta semana em pontos estratégicos da cidade, como a orla da Praia do Forte, Praça de São Cristóvão e Pontal de Santo Antônio, em Tamoios. Para quem não conhece, o Programa Estadual de Integração na Segurança permite contratação de policiais para reforçar a segurança em conjunto com a Guarda Civil Municipal. “O Proeis é mais uma ação de reforço na segurança do nosso cidadão e dos turistas que frequentam Cabo Frio. O investimento por parte da Prefeitura será de cerca de R$ 140 mil mensais”, explicou o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França.

DANDO O QUE FALAR

A denúncia feita pela vereadora de Araruama Penha Bernardes de que o ex-prefeito da cidade Chiquinho da Educação a ameaçou de morte gerou bastante repercussão nos grupos de WhatsApp nesta terça-feira (22). Apesar de Chiquinho, que é pré-candidato a deputado estadual, ter ficado mais silencioso do que o habitual sobre o assunto, apenas se limitando a emitir uma nota oficial se defendendo das acusações, dizendo que o fato nunca ocorreu, diversos defensores e apoiadores do político fizeram enfáticas defesas a ele. A principal linha, inclusive, foi a de desqualificar a vereadora acusando-a de mentir por estar em uma campanha difamatória contra Chiquinho.

SILÊNCIO REINA

Nesse contexto, ainda na sessão de terça-feira (22) da Câmara, na qual Penha relatou o que teria acontecido em 2016 chamou muita atenção o silêncio de todos os vereadores. Tirando o marido de Penha, Oliveira da Guarda (MDB), ninguém prestou a mínima solidariedade a Penha, que está grávida e se exaltou ao contar a história, e muito menos saíram em defesa de Chiquinho, cuja pré-campanha é apoiada pela maioria dos vereadores. Um silêncio que chamou mais atenção ainda foi o do vereador Luiz do Táxi (PL), que é irmão de Penha e líder do Governo de Lívia Bello (PP) na Câmara. O próprio Chiquinho disse que era Luiz quem deveria desmentir Penha, já que ele estava no local quando teria ocorrido a ameaça. Porém ele não o fez, nem no plenário da Câmara, nem quando questionado pela matéria do jornal O Dia e Portal RC24h. O silêncio de Luiz em relação ao ocorrido é sepulcral, nem defende um, nem outro. Será que ele não tem nada a dizer? Estranho…

EXPECTATIVAS

Por falar em Penha, a vereadora está sabendo que Chiquinho tem dito que vai processá-la. A parlamentar diz não estar preocupada porque “está com a verdade”. Em conversa com a coluna, Penha contou que recebeu telefonemas do prefeito de Belford Roxo, Waguinho (UNIÃO), da mulher dele, a deputada federal Daniela do Waguinho (MDB), e diversos outros políticos e vereadores da Região dos Lagos, questionando sobre o estado de saúde dela e tudo mais. A história é bem pesada, venhamos e convenhamos. De qualquer forma, esse folhetim que faz inveja até aos melhores roteiristas da Netflix, deve ganhar um novo capítulo na sessão da Câmara desta quinta-feira (24). Quem conhece Penha realmente não espera menos da vereadora, que está com sangue nos olhos. Será que Luiz vai permanecer em silêncio? Será que tem mais bomba para ser explodida por aí? Será que a base do governo de Lívia vai defender o ex-prefeito? Vamos descobrir às 10h20 no novo episódio de “Parlamento em Chamas”.

ANÁLISE DE BASTIDOR

Sobre essa situação toda, tem uma análise que circula ali nos bastidores da Câmara de Araruama, que coloca o ex-prefeito da cidade como um exímio aprendiz do Príncipe, de Maquiavel. O comentário no parlamento é que é muito feia essa briga de família entre Oliveira, Penha e Luiz do Táxi. E quem ganha com ela é justamente Chiquinho. A família Bernardes mostrou que é muito forte politicamente. Fez dois vereadores na mesma Legislatura e ainda elegeu a presidente Conselho Tutelar, o que é muito difícil em Araruama. Com essa situação, o ex-prefeito, nesse ponto de vista, bota pilha, colocando toda a questão levantada por Penha como uma briga de família que está sobrando para ele. Com isso, o primeiro-cavalheiro surfa na discórdia entre os Bernardes e impede que a família se una e cresça a ponto de, quem sabe, até chegar a Prefeitura.

SERVIDOR FELIZ

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), e o secretário de Governo, Jales Lins, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (23) para o fechamento da folha de pagamentos dos servidores da Prefeitura. O prefeito disse que há um esforço para que o salário com reajuste de 14,58% caia na conta já nesta quinta-feira (24). A ideia é que o servidor passe o feriadão com dinheiro no bolso, apesar da folia proibida nas ruas. Mas de acordo com o secretário de Governo, a previsão é que no máximo, o pagamento seja feito até a sexta-feira (25). “Por mais que não tenhamos a folia de Carnaval no município, estamos fazendo todo o planejamento para que os servidores possam passar o final de semana com o salário já na conta”, disse Jales. Iguaba é uma cidade que tem forte tradição de blocos de Carnaval, com a proibição de aglomeração no município, a expectativa que o servidor organize o “bloco do churrascão de família”, em casa, preferencialmente.

AVANÇOS DO PIM

Ainda na Princesinha dos Lagos, através do Programa Iguaba Melhor (PIM), a Prefeitura continua realizando as obras de infraestrutura são realizadas em pontos estratégicos da cidade. As ruas Mário Covas, Ary Tavares dos Santos, Sonorimar dos Santos Gonçalves, Guaracy de Oliveira da Costa, São Miguel e José Hermenegildo dos Santos – dentro do loteamento Solar da Praia 2 – no bairro São Miguel, estão com obras de drenagem das águas pluviais, solucionando assim, o problema de enchentes que o local sofre ao longo dos anos. A próxima rua a receber as equipes da Prefeitura será a Salvador Alende, também no bairro São Miguel, com obras de drenagem e pavimentação.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O controlador-geral, Paulo Sérgio Bernardo (dir.), e o secretário de Fazenda da Prefeitura de Iguaba Grande, Jorgino Fabiano realizaram, nesta quarta-feira (23), uma Audiência Pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2021. A meta fiscal corresponde a um programa elaborado pelo governo que apresenta as expectativas de receita arrecadada, e os gastos estipulados no mesmo período do ano. A audiência foi transmitida pelas redes sociais.

BÚZIOS EM PETRÓPOLIS

O secretário de Serviços Públicos de Armação dos Búzios, Marcus Vallerius, esteve em Petrópolis para levar 10 toneladas de donativos para o município da Região Serrana. Marcão informou que saiu da península às 5h e agradeceu às igrejas católicas e evangélicas, secretarias de Ordem Pública, Defesa Civil, Guarda-Vidas e Serviços Públicos de Búzios, que estavam engajados na campanha de doação. O secretário ainda registrou o caos que está na cidade, que parece ter saído de uma guerra. “Graças a Deus, o povo carioca é muito unido, porque você vê vários municípios ajudando, o Estado, bombeiros, exército, todo mundo na rua”. O secretário acrescentou que a cena dos trabalhos é impactante e mexe demais com quem a presenciou. “É triste porque levou vidas, mas a gente sabe que vai passar e o povo petropolitano vai se reerguer”, afirmou Marcão. Segundo o secretário, porém, ainda vai levar um tempo para que a cidade possa seguir, devido às condições em que município ficou.

SEMINÁRIO DO VOTO FEMININO

A secretaria da Mulher e do Idoso de Búzios promove, nesta quinta-feira (24), o 2º Fórum “A Conquista do Voto Feminino”. O encontro será das 13h às 17h, no Centro de Convenções do Hotel Rio Búzios Beach. O evento trará uma mesa de debates sobre a importância da participação feminina na política e os inúmeros desafios que as mulheres enfrentam dentro deste tema, que causa impactos e mudanças na legislação e na cultura de um país. O encontro terá a participação da deputada federal Rosângela Gomes (REP), a secretária de Finanças e vice-presidente do Partido Verde de Arraial do Cabo, Glacy Mendes, e a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, Joice Costa. O evento é gratuito e aberto ao público. Durante a sua realização serão seguidos todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a prevenção do Covid-19.

PONTO FACULTATIVO NA PENÍNSULA

Em Armação dos Búzios, o prefeito interino Miguel Pereira (PL) publicou, nesta quarta-feira (23), um decreto que estabelece ponto facultativo na administração pública municipal na segunda-feira (28), véspera de Carnaval, e na quarta-feira (2) de cinzas. Para deixar o servidor ainda mais alegre, o município deve depositar o salário do funcionalismo antecipadamente até sexta-feira (25). É ou não é para ficar com sorriso de uma ponta a outra no rosto?

Imagem: arquivo

É MUITA GENTE!

De Arraial do Cabo, continua repercutindo a nota e matéria divulgadas aqui no Portal RC24h, sobre o número assustador de turistas/dia que devem aportar na Capital do Mergulho no período carnavalesco. Segundo a prefeitura, serão 250 mil visitantes no Cabo diariamente, entre a próxima sexta (25) e a Quarta-Feira de Cinzas (2). Teve muito internauta que nos questionou, perguntando se não seriam 250 mil durante todo o período. Não meus caros, pasmem, a expectativa diária é essa aí mesmo que vocês leram. O assessor de Comunicação do executivo cabista, Ronnie Plácido, nos explicou que esse quantitativo é baseado num contador de carros que a Prolagos tem na cidade. Para se ter ideia, somente no último fim de semana 110 mil veículos de fora entraram na cidade. A pensar que se em Cabo Frio, que tem pouco mais de 234 mil habitantes a cidade ficou “daquele jeito” no Réveillon, quando cerca de 600 mil pessoas circularam por aqui, imaginem em Arraial, cidade menor e com cerca de 31 mil habitantes, como será.

COISA FOFA!

Em Saquarema, essa foi a imagem mais fofa das timelines nesta quarta-feira (23), quando a prefeita Manoela Peres recebeu em seu gabinete a cadela Toya, uma simpática golden retriever, e seu adestrador Willian Almeida, o Russo. A cachorrinha foi um dos animais que ajudou nas buscas dos desaparecidos no desastre provocado pelas chuvas em Petrópolis e merece todo reconhecimento, não é prefeita?

ÔNIBUS PRA TODO LADO

Se em São Pedro da Aldeia a prefeitura trava uma queda de braço com a Salineira, que é a empresa de transporte público que atende a cidade e toda Região dos Lagos, em Maricá, onde a população tem ônibus, bicicleta e van de graça, o prefeito Fabiano Horta (PT) inaugurou novos trajetos do “Vermelhinho”. Nesta quarta (23), ele foi conferir de perto as primeiras viagens dos ônibus que estão atendendo às ruas internas do bairro São José de Imbassaí, demanda antiga dos moradores. Muitos que estavam no ônibus aproveitaram pra conversar com o prefeito petista. Que trabalhador não gostaria de viver num município assim, hein?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui