Uma lula de aproximadamente cinco quilos chamou a atenção de moradores e turistas que estavam na Praia da Foca, em Armação dos Búzios, na tarde deste domingo (1º). O molusco foi capturado pelo morador Jean Farias, que também mantém um ponto de drinks na praia. A presença do animal despertou a curiosidade dos frequentadores e movimentou o local.
Uma das hipóteses levantadas para explicar o aparecimento da lula é a temperatura mais baixa da água do mar. Embora não haja confirmação sobre a causa, características oceanográficas da Região dos Lagos podem ajudar a contextualizar a ocorrência.
As lulas são animais carnívoros e predadores marinhos. A alimentação pode incluir peixes, crustáceos e outros cefalópodes. No caso da Doryteuthis sanpaulensis, o ICMBio aponta preferência por peixes, embora a dieta também inclua outros organismos.
A ocorrência na Praia da Foca proporcionou uma cena diferente para quem aproveitava o domingo no litoral buziano, com o animal atraindo olhares e comentários de moradores e visitantes.
Vídeo: Jornal Folha de Búzios.





