David Motta Soares, bailarino cabo-friense e um dos principais solistas do balé Bolshoi da Rússia, uma das instituições mais renomadas do mundo, anunciou nas redes sociais sua demissão na segunda-feira (7). A motivação, segundo sua postagem, são os ataques sofridos pela Ucrânia durante a guerra com o país russo.
O rapaz, de 24 anos, é nascido e criado em Cabo Frio, e conseguiu entrar na academia de dança do teatro de Moscou, o Bolshoi, aos 12 anos.
No Instagram, em seu anúncio, ele demonstra solidariedade aos ataques sofridos pela Ucrânia e afirma que tem muitos amigos no país. Diz ainda que não consegue imaginar o que eles estão passando, além de estar profundamente triste com toda a situação.

Confira a nota na íntegra:
“Não consigo descrever em palavras o que está passando pela minha cabeça e coração. Estou profundamente triste em dizer que deixei o Teatro Bolshoi, meus professores, minhas faculdades, meus amigos, minha família, o lugar que chamei de lar por muitos anos, nunca esquecerei cada um de vocês que me apoiou ficou comigo nos momentos difíceis e bons na minha vida e carreira. Mas eu não posso agir como se nada estivesse acontecendo, eu simplesmente não consigo acreditar que tudo isso está acontecendo de novo. Eu pensei que já tínhamos passado por isso e aprendido com o passado. Eu tenho muitos amigos com suas famílias na Ucrânia e não consigo chegar perto do que eles podem estar passando agora e lutando com toda essa situação, meu coração fique com eles!”
Mas David não é o único desfalque gerado pela guerra ao Bolshoi. No último domingo (6), o diretor musical e maestro principal da instituição, Tugan Sokhiev, foi o primeiro a anunciar sua saída.
Trajetória de David
David Motta embarcou sozinho à Rússia com 13 anos. Aos 18, em 2015, se formou e ingressou ao grupo do Bolshoi, sendo o primeiro brasileiro a se formar na escola e primeiro estrangeiro a ingressar da formatura à companhia.
Três anos depois, em 2018, o rapaz foi promovido a primeiro-solista, que é uma posição de destaque.
O jovem, que é bastante conhecido por seu talento, já recebeu medalha de prata no Young Ballet of the World Competition 2014 e medalha de ouro no All-Russian Young Dancer’s Competition Russian Ballet 2015.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.