10/07/2025 — 18:49
  (Horário de Brasília)

Após atropelamento de baleia, ICMBio realiza ação com embarcações em Arraial do Cabo

Atividade nesta quinta (10) contou com adesivagem de barcos autorizados e reforçou orientações sobre observação segura de cetáceos; ação também Projeto Mar de Baleias, Funtec, Secretaria do Meio Ambiente e proprietários de embarcações.

Compartilhe

Uma ação de conscientização sobre boas práticas na interação com cetáceos foi realizada na manhã desta quinta-feira (10) na Marina dos Pescadores, em Arraial do Cabo. A iniciativa, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com o Projeto Mar de Baleias, ocorreu dias após o registro de um atropelamento de baleia por uma embarcação de turismo na cidade.

O caso aconteceu no último domingo (6), nas proximidades da Praia dos Anjos, e gerou grande repercussão. A lancha atingiu uma baleia jubarte mesmo após alertas de outras embarcações que estavam no local. O condutor foi identificado, autuado e o episódio passou a ser investigado pelo ICMBio, Marinha e Polícia Federal.

Como resposta ao ocorrido, a ação desta quinta incluiu a adesivagem de embarcações autorizadas para a atividade de observação de cetáceos. Os adesivos trazem orientações com base na legislação ambiental, como a velocidade máxima permitida de 5 nós (cerca de 10 km/h) e a distância mínima obrigatória de 100 metros entre os barcos e os animais.

A atividade contou com apoio da Fundação de Meio Ambiente (Funtec), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo e dos próprios operadores de turismo náutico. Segundo os organizadores, além da fixação dos adesivos, houve diálogo com os condutores das embarcações, com foco em educação ambiental e esclarecimento sobre os impactos negativos da aproximação inadequada dos animais.

A temporada de passagem das jubartes pela costa brasileira vai de junho a setembro e atrai turistas e embarcações em busca do avistamento. Com o aumento da procura, os órgãos ambientais intensificaram ações educativas e fiscalizatórias para garantir a segurança dos animais e a preservação do ecossistema marinho da região.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias