A Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, interditou, no início desta semana, um consultório odontológico que não apresentava condições adequadas para atendimento seguro à população. O local, cujos responsáveis já haviam sido notificados anteriormente, apresentava graves problemas estruturais e sanitários.
Durante a fiscalização, os agentes constataram infiltrações e falhas no processo de esterilização de materiais, o que representa risco à saúde dos pacientes. De acordo com a equipe da Vigilância, os protocolos de biossegurança não estavam sendo seguidos corretamente, aumentando o perigo de contaminação.
O estabelecimento já havia sido notificado outras vezes para adequação às normas sanitárias. No entanto, diante da falta de regularização, a Vigilância Sanitária determinou a interdição do local até que todas as exigências sejam cumpridas.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, destacou a atuação do órgão. “A Vigilância trabalha, prioritariamente, com ações educativas, fiscalização e orientação para a promoção da saúde. No entanto, em casos como esse, é necessária a adoção de medidas punitivas”, afirmou.
Biossegurança
A Vigilância Sanitária reforça que é obrigação dos profissionais odontológicos adotar medidas de prevenção e controle de infecção para minimizar a transmissão de microrganismos durante os atendimentos.
Pacientes que identificarem irregularidades podem denunciar a situação pelo e-mail vigilanciasanitaria@gmail.com.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).