Na manhã desta quarta-feira (19) a Guarda Ambiental de Saquarema foi acionada pelas equipes da Defesa Civil do município de Rio Bonito para atuar em uma operação de resgate de uma ariranha. O mamífero, com aproximadamente 12 quilos e 1,2 metro, estava em um tanque de criação de peixes de um imóvel no bairro Boqueirão.
A ariranha, também conhecida como lontra, foi capturada pelas equipes e, como estava em boas condições de saúde, foi reintroduzida em área de proteção ambiental na cidade de Saquarema.
Também conhecida como onça-d’água, lontra-gigante e lobo-do-rio, é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. É o membro de maior comprimento dentre os mustelídeos, um grupo de predadores de sucesso global, alcançando até 1,7 metro.
A ariranha é uma espécie social, com grupos familiares sustentando de três a oito membros. Os grupos estão centrados em um par reprodutor dominante e são extremamente coesos e cooperativos. Embora geralmente pacífica, a espécie é territorialista. É diurna, sendo ativa exclusivamente durante o dia.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).