back to top
29/11/2024 — 02:46
  (Horário de Brasília)

Vídeo de condutor de jet ski “ameaçando” banhistas em Cabo Frio viraliza nas redes e revolta

Incidente foi registrado neste domingo (17), na Praia do Forte

Compartilhe

Um flagrante perigoso foi registrado na tarde deste domingo (17) na Praia do Forte, em Cabo Frio. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que um condutor de jet ski pilota o veículo próximo a banhistas, ameaçando atropelá-los diversas vezes.

O incidente, que aconteceu na altura do Canto do Forte, local amplamente conhecido por ser ponto de mergulho na praia, viralizou com internautas fazendo duras críticas contra a atitude do condutor: “poderia ter matado alguém”.

De acordo com a regulamentação da Marinha do Brasil, a condução de embarcações como jet-skis deve ser feita respeitando uma distância mínima de 200 metros de banhistas. A violação dessas normas pode resultar em penalidades, incluindo multas e até a suspensão da habilitação náutica do infrator.

O RC24h entrou em contato com a Guarda Marítima de Cabo Frio, questionando se alguma denúncia sobre o caso foi efetuada. Em resposta, foi informado que esse tipo de ocorrência é de responsabilidade da Delegacia dos Portos e que quem notifica e autua é a Marinha do Brasil.

Foi declarado, ainda, que, não foi feita nenhuma denúncia, contudo, foi realizado o encaminhamento do vídeo para a Marinha do Brasil, para que o caso seja apurado. “Vamos estar monitorando esse veículo náutico para uma futura advertência”, concluiu.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura informa que a fiscalização de veículos náuticos cabe à Delegacia dos Portos de Cabo Frio, órgão que também é responsável pela notificação e autuação dos condutores.

A Guarda Marítima e Ambiental não recebeu nenhuma denúncia sobre a situação relatada, até o momento.

A Prefeitura destaca ainda que a Guarda Marítima e Ambiental é um órgão fiscalizador, cuja função é encaminhar os casos ocorridos para a Delegacia dos Portos. O município está na fase das tratativas para o fechamento do convênio com a Marinha, para ampliar a fiscalização”.

Em caso de denúncias para a Guarda Marítima de Cabo Frio, o banhista pode entrar em contato com o número: 153.

O Portal também entrou em contato com a Marinha do Brasil, que enviou a seguinte nota:

“A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1°DN), informa que a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) tomou conhecimento na data de hoje (18), por meio da imprensa local, sobre uma moto aquática próxima a banhistas, realizando manobras arriscadas na Praia do Forte, em Cabo Frio.

A DelCFrio reforçou a fiscalização, na sexta-feira (15), como parte da Operação Verão 2023-2024 deflagrada pela Marinha do Brasil, com um efetivo de 80 militares distribuídos pelos quatro Polos de Inspeção Naval (PIN) da Área de Jurisdição (AJ), intensificando a presença da Marinha do Brasil em toda a Região dos Lagos. A Operação Verão ocorrerá até o dia 29 de fevereiro de 2024.

Não obstante, somente em 2023, até o momento, foram realizadas mais de 5.900 abordagens e notificadas 363 embarcações pela DelCFrio.

Insta salientar que durante as abordagens os inspetores reforçam as regras de navegação no Canal do Itajuru, os dez mandamentos da segurança da navegação e realizam a verificação documental da embarcação, além de inspecionar os materiais de salvatagem, prescritos nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), e notificar os condutores quando necessário.

A distribuição das equipes de fiscalização são planejadas observando critério de levantamentos estatísticos de concentração de embarcações, buscando os melhores resultados por meio da otimização dos recursos. Além disso, a DelCFrio mantém contato com a comunidade marítima local pelos canais de atendimento disponibilizados no site: www.marinha.mil.br/delcfrio.

Cabe ressaltar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e fluviais, além de pedidos de auxílio), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895 (diretamente com o Com1ºDN, para outros assuntos, inclusive denúncias).”

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo