A confusão no Detran de Cabo Frio continua, gerando indignação entre os cidadãos que aguardavam atendimento desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (25). Algumas pessoas chegaram ao local ainda durante a madrugada, mas, após horas de espera, foram surpreendidas com a informação de que a quantidade de senhas distribuídas seria limitada. A situação gerou revolta, fazendo com que a Polícia Militar fosse acionada no período da tarde para tentar uma negociação.
De acordo com os relatos, a falta de organização no atendimento afetou diversas pessoas que compareceram ao mutirão na expectativa de resolver pendências urgentes. Entre elas, uma mãe que aguardava atendimento desde cedo para que a filha pudesse emitir a carteira de identidade e, assim, realizar a matrícula na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A estudante corre o risco de perder a vaga por conta da demora no serviço.
“Pessoal desde 7h da manhã esperando para fazer a identidade no mutirão e o maior descaso. Gente passando mal, cansada, revoltada. Vão chamar um supervisor para tentar responder. Tem estudante, pessoas que precisam muito do documento revoltadas aqui”, relatou um dos denunciantes.
Informações dão conta de que, inicialmente, não houve qualquer aviso sobre a quantidade de atendimentos previstos para o dia. Somente às 9h35, um funcionário do Detran teria aparecido para anunciar a distribuição de 35 senhas, número considerado insuficiente pelos que aguardavam.
À tarde, a Polícia Militar foi chamada ao local para intermediar a situação e tentar amenizar os ânimos entre os cidadãos e a organização do mutirão, mas, conforme relatos, nada teria sido resolvido até o momento. Alguns cidadãos foram orientados a “procurar seus direitos”, mas temem que, até que a questão seja resolvida, o prazo para suas necessidades urgentes já tenha se esgotado.
Devido à falta de resolução, um grupo está se dirigindo à Delegacia de Polícia, para realizar um boletim de ocorrência sobre o caso. O RC24h entrou em contato com o Detran, em busca de um posicionamento sobre o caso. Em nota, o órgão informou o seguinte:
“O Detran.RJ informa que o mutirão para emissão de documento de identidade nos postos, sem agendamento prévio, foi cancelado. O novo presidente do órgão, Vinicius Farah, empossado oficialmente hoje (25), decidiu pela suspensão do mutirão até que seja possível reorganizar o serviço, garantindo um atendimento eficiente, em respeito ao cidadão fluminense.
O atendimento agendado nas unidades segue normalmente dentro da capacidade de cada posto. Além disso, o usuário tem a opção de emitir a segunda via do documento de identidade de forma simplificada, sem necessidade de agendamento. As informações estão neste link.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).