back to top
14/10/2024 — 09:29
  (Horário de Brasília)

Vereadores em mandato do PL enfrentam tentativa de impugnação, mas seguem na disputa

Vice-presidente do diretório estadual do PL, deputado federal Sóstenes Cavalcante, critica a ação do diretório e reafirma que os candidatos seguem firmes na disputa eleitoral.

Compartilhe

Neste sábado (28), foi realizada uma reunião extraordinária do diretório municipal do Partido Liberal (PL) em Búzios para deliberar sobre a aplicação de sanções contra três vereadores do partido, que ainda estão cumprindo seus mandatos, acusados de infidelidade partidária. A ação teve como alvo Dom de Búzios, Dida Gabarito e Josué Pereira, que buscam a reeleição e foram acusados de apoiar o candidato Alexandre Martins, adversário do PL nas eleições municipais. A manobra, a poucos dias do pleito, gerou controvérsia e foi duramente criticada por lideranças do partido.

O deputado federal Sóstenes Cavalcante, em nome de Altineu Cortês, presidente do PL no Rio de Janeiro, se manifestou contra a atitude do diretório municipal. “Essa é uma atitude desequilibrada, que ofende o processo democrático”, declarou, reforçando que “toda a chapa do PL está nas urnas e vai concorrer à eleição”.

O vereador Josué Pereira também se pronunciou sobre a situação e, de acordo com seus advogados, incluindo Pedro Canelas, figura conhecida no meio jurídico eleitoral, ele e os outros parlamentares estão garantidos como candidatos, sem qualquer impedimento.

Segundo Josué, “os advogados asseguram que estamos plenamente garantidos como candidatos”.

Na reunião do diretório, foi deliberado que os vereadores teriam cinco dias para apresentar suas defesas, com base no artigo 48 do estatuto do PL. Entretanto, com a proximidade das eleições, a possibilidade de um afastamento imediato dos vereadores é questionável, já que qualquer ação mais drástica demandaria mais tempo para ser processada legalmente.

A tentativa de afastar os três vereadores, que ainda cumprem seus mandatos, gerou críticas tanto no meio político quanto entre os eleitores locais, sendo vista como uma ação de última hora para enfraquecer suas chances de reeleição. Mesmo assim, com a garantia de seus advogados, os vereadores continuam firmes em suas campanhas e seguem como candidatos na disputa eleitoral.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo