O projeto de lei do deputado estadual Dr. Serginho, em co-autoria com o deputado Gustavo Tutuca (PP), de tombamento da Cabana do Pescador, de Cabo Frio, entrou na pauta da sessão extraordinária do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) desta quarta-feira (7).
O projeto tramita em regime de urgência, em somente uma discussão, e, se for aprovado pelos deputados, segue para sanção do governador Cláudio Castro. Mediante o documento, caso seja aprovado, o executivo, por intermédio do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), adotará as medidas necessárias para o tombamento, o que evita a demolição pretendida por determinação judicial.
Para Dr Serginho, trata-se de respeito à história do povo cabo-friense.
“A cabana é patrimônio da nossa cidade, tem importância enorme para a manutenção da cultura pesqueira da nossa cidade e região. É uma questão de respeito à história do nosso povo. Precisamos, sim, adequar alguns pontos relativos à cabana, mas, em primeiro momento, é necessário mantê-la de pé. Estou articulando com os deputados na Alerj para que Cabo Frio tenha essa vitória”, declarou.
A Cabana do Pescador foi construída na década de 1940, entre as praias do Peró e das Conchas, por Pedro José dos Anjos, para ser um abrigo de pescadores. A construção é um dos locais mais visitados e fotografados da Região dos Lagos e já foi cenário de novelas. O projeto visa proteger o patrimônio arquitetônico e histórico da cidade.