24/07/2026 — 12:00
  (Horário de Brasília)

Pré-candidato ao Senado, Márcio Canella deixa de usar tornozeleira após decisão do STF

Alexandre de Moraes revogou todas as medidas cautelares impostas ao político, que também ficou liberado de outras restrições; investigação da PF continua

Compartilhe

O pré-candidato ao Senado pelo União Brasil, Márcio Canella, não precisará mais usar tornozeleira eletrônica. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (23) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que revogou todas as medidas cautelares impostas ao político durante uma investigação da Polícia Federal.

Com a determinação, Canella também deixa de cumprir outras restrições, como recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, comparecimento periódico à Justiça e entrega dos passaportes.

A reportagem teve acesso à decisão, na qual Moraes afirma que, neste momento, não há prova direta da participação do pré-candidato nas operações financeiras analisadas pela Polícia Federal. Segundo o ministro, porém, existem vínculos políticos, funcionais e relacionais que aproximam Canella da estrutura investigada e justificam o aprofundamento das apurações.

A investigação faz parte da Operação Unha e Carne, que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado ao setor de combustíveis no Rio de Janeiro, com movimentação estimada em R$ 7,6 bilhões. Segundo a Polícia Federal, Canella é investigado como um possível “braço político” do esquema.

Na decisão, Moraes destacou que os elementos reunidos apontam, em tese, para uma possível atuação coordenada entre agentes públicos, operadores econômicos e integrantes de organizações criminosas. A confirmação ou não dessas suspeitas ainda depende do avanço das investigações.

Após a decisão do STF, Canella publicou uma mensagem nas redes sociais afirmando que segue confiante na trajetória política e agradecendo o apoio recebido.

“Ele me conhece, conhece meu coração, conhece meu trabalho, sabe tudo o que eu fiz na vida política para melhorar a vida das pessoas, em defesa do cidadão de bem”, escreveu.

Canella, que já foi prefeito de Belford Roxo e deputado estadual, havia sido preso em flagrante no dia 7 de julho durante uma ação da 6ª fase da Operação Unha e Carne. Na ocasião, agentes encontraram um fuzil de uso restrito em um veículo ligado ao político.

Dias depois, Moraes concedeu liberdade provisória, mas determinou medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

Segundo informações apresentadas pela Polícia Militar ao STF, o armamento pertencia à corporação e havia sido disponibilizado para a segurança pessoal de Canella, com autorização formal. O fuzil estava registrado em nome do sargento Alexandre Paixão da Silva Júnior, responsável pela escolta.

Com a nova decisão, Márcio Canella segue como investigado, mas sem qualquer medida cautelar em vigor. A Operação Unha e Carne continua em andamento.

letys
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.

Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.

Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias