InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosSeminário de Igualdade Racial em Búzios conta com presença de príncipe africano

Seminário de Igualdade Racial em Búzios conta com presença de príncipe africano

Príncipe Oba Kobiese, do Reino Oyó na Nigéria, foi o convidado especial do evento, que aconteceu nesta sexta (24), no Espaço Zanine de Cultura

Nesta sexta-feira (24), durante a semana da Consciência Negra, o Espaço Zanine de Cultura, em Búzios, sediou o I Seminário de Igualdade Racial. O evento contou com a presença de figuras notáveis como o Príncipe Oba Kobiese, do Reino Oyó na Nigéria, e a Doutora Ione, especialista e militante na área de igualdade racial.

O seminário atraiu uma diversidade de participantes, incluindo palestrantes, estudantes, turistas e representantes da sociedade civil, formando uma ampla roda de conversa.

O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Romano Lorenzi, fez a abertura oficial do evento, destacando a necessidade de discutir e implementar políticas públicas para combater o racismo e promover a igualdade racial. Além dele, a também esteve presente o Secretário de Educação, Rodrigo Ramalho, que reforçou o compromisso com a equidade na educação municipal.

Durante discurso, Lorenzi enfatizou a realidade do racismo e a importância de reconhecer e reparar as dívidas históricas com a comunidade negra, além de ressaltar o papel das cotas como um passo inicial em uma longa jornada de luta contra a discriminação racial.

“O racismo é real, a dívida racial que nós temos com o povo preto precisa ser paga todos os dias, nossos antepassados se enriqueceram com o processo da escravidão, nós devemos um pedido de perdão ao continente Africano, a cota para o povo preto é só o início de uma grande luta que não pode parar, só os racistas não querem entender, mas o povo preto venceu os grilhões, venceu os açoites, venceu as senzalas, venceu o sistema opressor e vencerá o racismo. Avante povo preto!”, disse Luiz Romano.

O evento foi marcado por um intercâmbio cultural significativo, enfatizando a importância de continuar os diálogos e ações em prol da igualdade racial. A iniciativa foi celebrada pelas autoridades locais como um passo na promoção de reflexões e ações concretas na luta contra o racismo.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo