InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosSemana do "Saco Cheio" promete lotar a Costa do Sol. Só em...

Semana do “Saco Cheio” promete lotar a Costa do Sol. Só em Cabo Frio serão 200 mil turistas

O Portal RC24h selecionou alguns eventos para que os turistas também tenham outras opções na região além do sol e do mar

A ‘Semana do Saco Cheio’, que começa neste fim de semana e emenda com os feriados de Nossa Senhora Aparecida (12) e Dia dos Professores (15), promete ser um dos mais cheios dos últimos anos na Costa do Sol. Em Cabo Frio, a previsão é de 200 mil turistas neste período. Em Arraial do Cabo, outro destino bastante concorrido, a expectativa fica em torno dos 40 mil turistas/dia. Búzios está com hotéis e pousadas praticamente com lotação máxima, dentro do limite permitido, para esse feriadão.

Aliás, feriadão e vacinação avançada, já sabe, estrada cheia. Somente na RJ-124, a ViaLagos, principal via de acesso à região, a previsão é que cerca de 165 mil veículos passem pela rodovia.

Além das belas praias, os turistas poderão curtir vários eventos pela Região dos Lagos e Baixada Litorânea. O Portal RC24h selecionou alguns eventos para que os nossos amigos de Minas (e todos os outros turistas também) tenham várias atrações na região além das praias.

Destinos mais procurados

Uma pesquisa da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRio), referente ao feriadão em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, indica que a rede hoteleira do Estado registra uma média de 78% dos quartos reservados. Isso significa um aumento de 21,53% em relação a 2020, quando o número foi de 64,18%.

Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressaltou que o estudo fortalece o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Setur-RJ, visando o aumento de fluxo de turistas para o RJ.

“A cada pesquisa apresentada fica mais evidente que o Rio de Janeiro está sendo um dos destinos nacionais mais procurados pelos viajantes. Temos municípios batendo percentuais extremamente altos, como Arraial do Cabo, na Costa do Sol, que marcou 92%”, comentou.

Na pesquisa ficou claro que várias regiões turísticas estão sendo buscadas pelos visitantes. Na Costa do Sol, Macaé, com um percentual de 85%, se destaca, seguida por Armação dos Búzios (75%), Cabo Frio (70%), e Rio das Ostras (45%).

Búzios

De acordo com o secretário de Turismo, Dom de Búzios, até o momento, 31 ônibus de turismo estão autorizados a entrar na cidade no período do feriado.

“Estamos trabalhando duro nesta abertura gradativa da cidade, tudo sendo planejado com muito cuidado. A expectativa e grande, além do feriado prolongado, também temos o evento Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária, que atrai um público seleto do estado todo. Estamos aquecendo nossa economia”, enfatizou o secretário.

Apesar do município não ter organizado uma programação especial para o feriado, neste domingo (10) em prol do Outubro Rosa, o grupo Batom no Asfalto fará um passeio ciclístico de 15km pelos pontos turísticos e trilhas do centro da cidade. A saída para o passeio será na Praça das Ferradura, às 7h30. O passeio finaliza no Campo da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB) com café da manhã, roda de conversa e sorteio de brindes.

Arraial do Cabo

De acordo com a Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo, haverá 100% de ocupação para o feriado. Além disso, também existem cerca de 15 mil vagas em casas de aluguel. Sem contar ainda, os turistas nas proximidades, das cidades vizinhas. O total da estimativa é de 40 a 50 mil pessoas por dia. Apesar disso, por causa da pandemia a prefeitura decidiu que haverá nenhuma programação cultural oficial.

Para ter acesso e permanecer em estabelecimentos e locais de uso coletivo em Arraial do Cabo é obrigatório, para maiores de 18 anos, a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 referente a 1ª ou 2ª dose, conforme determina o Decreto 3.458. Os ônibus de turismo, vans e similares somente entrarão na cidade se apresentarem a carteira de vacinação dos passageiros. O Decreto inclui o turismo náutico, bugres, quadricículos, similares e meios de hospedagem. Também está mantida no município a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Cabo Frio

Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio informa que a taxa de ocupação hoteleira no município, para o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, é de 70%. A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte Lazer é que a cidade receba entorno de 200 mil visitantes no período.

Durante o feriado, será realizada mais uma edição do Festival Cultura Viva, que promete muita dança, artesanato e espetáculo teatral. Neste sábado (9), será a vez da Praça São Benedito, no bairro Passagem, receber o festival, das 14h às 19h. Já na terça-feira (12), o Festival Cultura Viva – Edição Dia das Crianças – será realizado na Praça da Boca do Mato, das 09h às 12h.

O Cultura Viva é um projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, que apresenta as contrapartidas dos beneficiados pela Lei Aldir Blanc, com intervenções em escolas da rede municipal, praças e espaços públicos. Tudo de forma aberta, gratuita e segura, seguindo todas as medidas de proteção contra a Covid-19.

No sábado (9), a partir das 8h, no Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança, será realizado um festival para resgatar jogos e brincadeiras tradicionais, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

Na programação, além de jogos coletivos como futebol e queimado, as crianças também poderão se divertir com jogos de mesa como futebol de botão, tênis, futebol da modalidade “golzinho”, além de corrida e amarelinha, entre outras. As atividades serão supervisionadas por profissionais de Educação Física, monitores e pessoal de apoio.

Já no domingo (10), será realizada mais uma edição do Música na Fonte, ação da Secretaria de Cultura, na Fonte Itajuru. A edição deste fim de semana será em homenagem ao Dia da Criança e o início será às 9h. A atração será a Fábrika de Música que vai levar muita música boa para o parque.

Em Tamoios, também no domingo, tem Feira do Produtor Rural, na Fazenda Campos Novos, edição especial para as crianças. Além da gastronomia quilombola e regional, da feira de produtos rurais e artesanato locais, o Parque de Exposições de Tamoios terá atividades recreativas e educativas para a criançada, em ação conjunta das Secretarias de Agricultura e Pesca e da Criança e Adolescente, junto com a Carminha Protetora. Neste dia, as crianças poderão soltar pipas, brincar e se divertir. A Feira do Produtor Rural vai das 10h às 17h, a entrada é gratuita e o uso de máscara obrigatório. 

Para as crianças, o dia 12 será especial, das 9h às 14h, a Praça Alfredo Castro, em São Cristóvão, vai receber a ação “Criança na Praça”, coordenada pela Secretaria da Criança e Adolescente. Será uma manhã de muitas brincadeiras e atrações artísticas e recreativas, coordenada pela Secretaria Municipal da Criança e Adolescente.

O evento será uma comemoração pelo Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro. A ideia, de acordo com a secretária responsável pela pasta, Betânia Batista, é proporcionar momentos de descontração e lazer no local onde as crianças adoram brincar, a praça.

Parque dos Pássaros em Rio das Ostras

Rio das Ostras

A Prefeitura de Rio das Ostras não se animou para receber turistas nesse feriado prolongado, mas o município divulgou que a ocupação hoteleira está em 45%. Durante todo o período também não haverá barreiras sanitárias mas continuam mantidas as medidas restritivas previstas nos Decretos Municipais.

Rio das Ostras organizou o evento denominado “Domingo no Parque”, com uma programação diversificada com Arte, Cultura e Lazer atendendo a todas as idades. A primeira edição será no dia 10 de outubro, a partir das 9 horas. A atração vai acontecer no Parque dos Pássaros, no bairro Jardim Mariléa.

Estão programadas exposições e venda de artesanato, Artes Plásticas, oficinas diversas, palestras temáticas, aulas públicas, caminhadas ecológicas, contação de histórias, apresentações artísticas, música, dança, teatro de fantoches e muita poesia. O encerramento será com atividades circenses.

O Parque Natural dos Pássaros é uma das unidades de conservação do Município, com 70 mil metros quadrados de vegetação nativa remanescente da mata Atlântica, com trilhas contemplativas.

Macaé

Em Macaé, também não há muita animação em relação ao feriado. Apesar disso, a ocupação hoteleira está girando de 90% a 100%, mas em virtude do turismo corporativo e ao novo modelo adotado pelas empresas em virtude do protocolo de quarentena. Mesmo assim, alguns grupos de turismo de lazer, dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão confirmados na cidade. Não haverá barreira sanitária.

As forças de segurança já estão realizando controle de acesso à região serrana, acesso aos ônibus de turismo, fiscalização de som alto, churrasqueira nas cachoeiras, entre outros.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content