InícioEconomiaSaquarema é destaque nacional em ranking de Competitividade dos Municípios

Saquarema é destaque nacional em ranking de Competitividade dos Municípios

Na Região dos Lagos, a cidade está na primeira posição. Em relação ao Brasil, o município é o que mais apresentou evolução comparado ao ano de 2022

Saquarema despontou como destaque no ranking de Competitividade dos Municípios, que avalia a capacidade de um governo em proporcionar um maior bem-estar social e elevar o padrão de vida da sua população. A pesquisa, que é de nível nacional e foi divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove, abrange 410 cidades com mais de 80 mil habitantes.

De acordo com o estudo divulgado, Saquarema subiu 154 posições em relação ao ano de 2022, sendo a cidade com maior evolução em todo o Brasil.

No caso, os fatores que impulsionaram esse avanço foram o salto de 323 posições no segmento de instituições composta por dois pilares: sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública, além do progresso de 114 posições na categoria economia, composta pelos pilares inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

Saquarema no cenário regional e estadual

Com o resultado, Saquarema ficou em 6º lugar entre as cidades do Rio de Janeiro e em 175º no ranking nacional. Na Região dos Lagos, ocupa a primeira posição.

Levando em consideração o cenário estadual, Saquarema ficou atrás somente da cidade do Rio de Janeiro, que permanece como o município do estado melhor posicionado no ranking geral; Niterói, Resende, Volta Redonda e Macaé completam o ‘top 5’. Já na Costa do Sol, Saquarema consolidou-se como o município mais competitivo nessa área geográfica, sendo acompanhando por São Pedro da Aldeia, na 224ª posição nacional, Maricá, na 253ª posição nacional, Cabo Frio na 298ª posição nacional e Araruama na 300ª colocação nacional.

O Ranking

A iniciativa do Ranking de Competitividade dos Municípios visa fornecer suporte aos líderes públicos do Brasil em suas decisões, focando o aprimoramento da gestão das cidades. Para isso, são avaliados 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos, abrangendo três dimensões: instituições, sociedade e economia.

O propósito central inclui incentivar uma competição positiva entre os municípios, impulsionando os agentes locais a aprimorar o fornecimento de serviços públicos e atrair empresas, trabalhadores e estudantes para enriquecer o ambiente urbano. Além disso, a ferramenta atua como um instrumento para fomentar a qualificação do cenário de negócios na cidade, assim como orientar o setor privado na tomada de decisões de investimento.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo