São Pedro da Aldeia prorrogou o prazo de inscrição para o Edital de Chamamento Público nº 01/2025 . Agora, os agentes culturais da cidade têm até o dia 20 de abril para submeter seus projetos e garantir a participação no certame. A extensão do prazo visa oferecer mais tempo para que os interessados possam atualizar seus dados no Mapeamento Cultural do município, reunir toda a documentação necessária e formalizar suas inscrições.
O edital prevê uma seleção de 40 projetos culturais, que podem ser contemplados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB (Lei nº 14.399/2022) . O valor total disponibilizado é de R$ 210.240,62, distribuído entre diversas categorias artísticas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível no site da SEMUC. (Clique AQUI para acessar o formulário).
Poderão ser contempladas propostas culturais de diversos segmentos, incluindo Artes Visuais, Artesanato, Carnaval, Dança, Teatro, Circo, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+, Produção Cultural e Artes Integradas, entre outros que contribuem para o movimento cultural da cidade.

O secretário de Cultura, Thiago Marques, ressaltou a importância dos fazedores de cultura aldeenses ficarem atentos às exigências do Edital: “Para garantir que o apoio chegue aos agentes culturais que realmente atuam na cidade, uma das exigências do Edital é que o interessado esteja com o cadastro aprovado no Mapeamento Cultural de São Pedro da Aldeia. Isso garante que estamos priorizando quem contribui ativamente para o nosso cenário cultural. Além disso, qualquer agente cultural que resida no município há pelo menos dois anos pode se inscrever, seja pessoa físico, microempreendedor individual (MEI), pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos ou coletivo cultural representa por pessoa física”, explicou o secretário.
Cada agente cultural poderá concorrer com, no máximo, duas propostas de projeto em categorias distintas e poderá ser contemplado com, no máximo, um projeto. Uma comissão de seleção avaliará os projetos.
Oficinas gratuitas – Sem intenção de criar e apoiar os agentes culturais aldeenses a participarem do Edital, a SEMUC promoveu na última semana dois workshops culturais gratuitos e uma sessão pública para o esclarecimento de dúvidas sobre certos assuntos. A programação aconteceu na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro da cidade. Os encontros foram conduzidos pela coordenadora de Políticas Culturais, Marlene Gouveia, e pelo assessor administrativo, Augusto César Azevedo. Os dois eventos movimentaram o espaço abordando os temas elaboração de portfólio e elaboração de projeto cultural. Os detalhes em consultar os arquivos apresentados aos fazedores de cultura nas oficinas podem ser acessados em http://www.cultura.pmspa.rj.gov.br na área “Acesso Rápido” ou clicando AQUI .
Sobre a PNAB – A Lei nº 14.399/2022 institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), baseada na parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a sociedade civil no setor da cultura, bem como no respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil. A PNAB também tem o objetivo de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, garantindo repasses contínuos da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).