A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia, inaugura, nesta quarta-feira (3), às 15h, a exposição “Uma ode à Região dos Lagos e Acervos”, assinada pelo artista plástico aldeense Reinaldo Caó.
A mostra vai apresentar cerca de 40 pinturas a óleo, que retratam patrimônios materiais e imateriais do município e de cidades da região, além de reunir telas de seu acervo pessoal. A exposição ficará em cartaz até o dia 22 de julho, com visitação gratuita das 9h às 17h.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a chegada da exposição. “Valorizar os artistas aldeenses tem sido um dos nossos grandes compromissos e para nós é um orgulho abrir as portas da Casa da Cultura para Reinaldo Caó. Será uma excelente oportunidade para que a população conheça o trabalho desse grande artista da nossa terra, que há anos tem contribuído para divulgar São Pedro da Aldeia e a Região dos Lagos dentro e fora do país”, disse.
Em alusão ao patrimônio histórico e cultural de São Pedro da Aldeia, o artista vai trazer para a exposição telas que retratam a vida rural e a atividade salineira, que por décadas comandou a economia das cidades da Região dos Lagos. Os quadros de seu acervo também apresentam cenários das cidades em que esteve no exterior, como o Rio Ardour, na França, e a área metropolitana de Lisboa, em Portugal.
Prestes a completar 47 anos de carreira, Reinaldo Caó, nascido no bairro Retiro, na zona rural do município, conta que um dos objetivos centrais da mostra é enaltecer suas origens. “Estou retornando para o meu ateliê em São Pedro da Aldeia e essa exposição marca esse retorno às minhas raízes, à cidade onde nasci. Durante 10 anos dei aulas na Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia e já devo ter feito mais de 15 exposições na Casa. Eu fico muito feliz com o que São Pedro da Aldeia vem fazendo pela cultura na nossa região e também por poder mostrar as obras que produzi enquanto estive na Europa. Esta será a minha primeira exposição depois de uma longa jornada que passei fora do Brasil”, disse.
Com mais de cinco mil obras produzidas, o artista aldeense também se dedica ao ensino de desenho e pintura em Cabo Frio-RJ, onde atualmente fica localizado o seu ateliê. É também criador do projeto social “Domingo com Arte”, que já atendeu centenas de crianças e jovens de baixa renda. O artista também tem seu nome catalogado no Anuário Brasileiro de Artes Plásticas e já foi premiado com a medalha de Mérito Cultural e a Comenda da Associação Fluminense de Belas Artes (AFBA), em Niterói, onde se tornou o Comendador Reinaldo Carlos de Oliveira. Na Europa, já promoveu diversas exposições, palestras e workshops e tem trabalhos espalhados em países como Portugal, França, Espanha, Bélgica e Holanda.
A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).