04/07/2025 — 04:05
  (Horário de Brasília)

São disponibilizados formulários para novos beneficiários da AREMAC

Após o preenchimento dos formulários, e anexadas as cópias de todos os documentos, os pedidos são enviados ao ICMBio

Compartilhe

A Associação da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo (AREMAC) começou nessa semana o preenchimento dos formulários do Cadastro de Famílias em Unidades de Conservação Federais para novos beneficiários da RESEXMar, com os pescadores artesanais do distrito de Figueira no município. Na quarta-feira (1°) foram cadastrados 19 pescadores e o trabalho continuará ao longo das próximas semanas.

Esse é o primeiro passo do processo. Após o preenchimento dos formulários, e anexadas as cópias de todos os documentos, os pedidos são enviados ao ICMBio. Lá, são submetidos à avaliação do Conselho Deliberativo da RESEXMar, em reuniões que ocorrem mensalmente, e depois são emitidas as carteiras de beneficiários para aqueles que não tiverem pendências e tiverem todas as documentações em dia.

O trabalho está sendo desenvolvido a pedido da diretoria da Associação dos Pescadores Artesanais do Distrito de Figueira – Entreposto de Pescados Osório Ferreira I (APADFIG). “Só podemos agradecer à AREMAC, na pessoa de seu presidente Eraldo Cunha, pelo apoio que tem dado à nossa associação. O cadastramento na Reserva é fundamental para essas famílias”, disse o presidente da APADFIG, Elias Fonseca de Mattos.

A AREMAC faz o preenchimento dos formulários, diariamente, para os interessados que procuram a sede da associação, que funciona na Rua Manoel Felix, 120, na Praia dos Anjos. O horário de atendimento é das 9:00 às 17:00 (com intervalo das 12:00 às 13:30 para almoço) “Sempre estamos de portas abertas aos pescadores de Arraial do Cabo para tratar desse e de outros assuntos pertinentes à nossa Reserva Extrativista Marinha. São todos bem vindos”, disse o presidente da AREMAC, Eraldo Cunha.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para fazer o preenchimento dos formulários é preciso comparecer à sede da AREMAC com as cópias legíveis dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (água, luz ou telefone), título de eleitor (é necessário que o requerente seja eleitor de Arraial do Cabo), NIS (se tiver), identidade de todos os familiares que moram no mesmo endereço, certidão de nascimento de filhos menores e certidão de casamento (se houver).

No caso de pessoas casadas, o cônjuge também deve comparecer, junto com o requisitante, para assinar o documento e levar também cópia de identidade e CPF. Para ter direito de requerer o cadastro de beneficiário da RESEXMar, o interessado ou a interessada deve comprovar moradia há pelo menos 10 anos em Arraial do Cabo.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias