Búzios, um dos destinos turísticos mais cobiçados do Brasil desde a década de 60, tem vivenciado um aumento expressivo na ocupação hoteleira durante o Réveillon de 2023. O levantamento, realizado pelas principais associações e sindicatos do setor da cidade, aponta que a taxa de ocupação para o período já ultrapassa os 80%, com mais de 450 meios de hospedagens cadastrados.
O estudo, conduzido pelo Sindicato de Hospedagem e Alimentação (SINDSOL) de Armação dos Búzios, Búzios Convention & Visitors Bureau (CVB), Associação das Pousadas de Búzios (APB) e Associação de Hotéis de Búzios (AHB), não apenas destaca o aumento deste ano, mas também fez um comparativo com os anos anteriores, mostrando que 2023 já ultrapassou a média de ocupação de antes da pandemia, momento considerado muito difícil para setor hoteleiro e o turismo de modo geral.
De acordo com Thomas Weber, presidente do Sindsol, esta retomada da rede hoteleira se tornou possível por causa dos investimentos em divulgação, das parcerias entre municípios e da união dos empresários.
“Não foi da noite pro dia que superamos os anos anteriores, foi um trabalho intenso, por isso é importante as ações em equipe, não ver o outro como concorrente e sim como alguém que pode somar e crescer junto, e as associações são fundamentais para ajudar a coordenar estas parcerias”, destacou Thomas.
Uma curiosidade apresentada na pesquisa é o aumento na procura de hospedagem para o Natal, considerado um feriado familiar, que vem numa crescente taxa de ocupação. “Essa é uma consequência da decoração da cidade, de pacotes e promoções específicas. Estamos muito contentes com o resultado apresentado, só nos dá força para continuar o trabalho, e conscientes de que juntos vamos superar cada vez mais as expectativas”, contou o presidente do Sindsol.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).