InícioEstadoRegião dos LagosReunião entre Prolagos e Enel debate impactos da energia elétrica no sistema...

Reunião entre Prolagos e Enel debate impactos da energia elétrica no sistema de abastecimento de água

Encontro faz parte do Plano Verão 2022/2023 da concessionária, para aprimorar a distribuição de água durante a alta temporada

Com o objetivo de melhorar a qualidade da energia elétrica distribuída para a Prolagos e reduzir os impactos no sistema de abastecimento de água causados pela oscilação ou falta do fornecimento de energia, técnicos da concessionária estiveram na sede da Enel, empresa responsável pela distribuição de eletricidade nas cidades da Região dos Lagos, localizada no Rio de Janeiro. A reunião realizada com gestores da unidade, faz parte das ações para o Plano Verão 2022/2023 da Prolagos, que visa aprimorar o abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. 

Durante o encontro foram abordados temas como: a redução do tempo de resposta para atender as demandas da concessionária; melhorias na qualidade da alimentação de energia em pontos estratégicos como a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama, e na Estação de Bombeamento (booster) situada em Botafogo, responsável por impulsionar a água para Tamoios e Búzios. “Quando a produção é paralisada por causa da falta de energia elétrica, pode impactar a normalização e equalização das pressões de abastecimento nos locais mais elevados e distantes da operação, podendo levar até 24 horas para a normalização da distribuição de água”, explica Ricardo Crescêncio, gerente de Serviços da Prolagos.

Para garantir maior segurança operacional dos sistemas de distribuição de água, a concessionária também realizou diversas melhorias nos painéis elétricos dos boosters. Na Estação de Tratamento de Água, foi feita a implantação de um painel para automação do sistema de drenagem de lodo e uma grande operação para efetuar a troca de três transformadores e a implantação de um quarto equipamento na principal subestação de energia elétrica. Com o auxílio de guindastes, os transformadores antigos foram substituídos pelos mais modernos, que pesam, em média, cinco toneladas, cada. Após a troca, mais de 40 painéis elétricos e eletrônicos passaram por uma parametrização de ajuste da tensão elétrica e os motores também foram reconfigurados. A substituição dos equipamentos proporcionará maior segurança operacional e permitirão que maquinários elétricos e eletrônicos funcionem com maior estabilidade.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo