InícioRegião dos LagosCabo FrioProlagos tem prazo de 20 dias para resolver problemas no tratamento de...

Prolagos tem prazo de 20 dias para resolver problemas no tratamento de esgoto em Cabo Frio

Concessionária deverá programar a elevatória do Tangará e a Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Esperança para funcionarem com 100% da capacidade

A Prefeitura de Cabo Frio deu prazo de 20 dias para a Prolagos, concessionária responsável pelos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto, colocar em pleno funcionamento a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Esperança, com 100% da capacidade de operação. Já a elevatória do Tangará deverá estar operando em até 15 dias. Caso a empresa não cumpra o determinado, poderá ser multada. 

Os secretários de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet, e de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, estiveram com representantes da concessionária no último dia 24, nos canais do Tangará e do Jardim Esperança. Durante o encontro, mostraram o que vem ocorrendo e pediram solução. 

Na visita, os secretários constataram que ambas as estações estão funcionando em desacordo com o necessário, deixando boa parte do esgoto escapar pelos canais de escoamento de águas pluviais, que seguem diretamente para os rios e lagoas. 

Desde o início de agosto, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos estão realizando a limpeza e o desassoreamento de ambos os canais de escoamento. O serviço, segundo a secretária Tita Calvet, não era realizado pelo poder público há 15 anos. 

“O que constatamos quando começamos a fazer esse serviço de limpeza é que tanto a elevatória do Tangará quanto a ETE do Jardim Esperança não estão trabalhando com a capacidade total. Se estivessem, nesta época de pouca chuva, os canais de escoamento teoricamente deveriam estar praticamente secos, pois é assim que funciona o sistema de captação e tratamento de esgoto a tempo seco, adotado pelos municípios em que a Prolagos é a responsável pela captação. Mas quando fomos realizar a limpeza dos canais, vimos que tanto o do Tangará, quanto do Jardim Esperança, tinham água de esgoto que deveria estar sendo captada para elevatória, e não seguir pelos canais” explica a secretária. 

LIMPEZA DOS CANAIS 

O primeiro canal a passar por limpeza foi o do bairro Tangará, que passa também pelo bairro Caminho de Búzios. Nesta semana, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos estão limpando o canal do Jardim Esperança, que passa próximo ao Condomínio Monte Carlo, o Minha Casa Minha Vida. O objetivo da ação é evitar alagamentos e sobrecarga da rede de águas pluviais nos dias com maior volume de chuva.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo