A equipe do Procon Rio das Ostras esteve na manhã desta segunda-feira (10) no Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins para confirmar o problema de falta de energia na Unidade, desde o último dia 26 de fevereiro. O auto de infração foi lavrado com aplicação de multa e penalidade máxima, tendo em vista que, após várias solicitações, nenhuma providência foi tomada pela empresa de energia.
A unidade escolar conta com cerca de 1.800 alunos, que estão sem aula. O problema no Colégio começou no dia 11 de fevereiro, quando o sistema elétrico apresentou as primeiras falhas, deixando a rede em apenas uma fase. Em seguida, o transformador pegou fogo e o Colégio ficou às escuras.
De acordo com a direção da Unidade, depois da abertura de vários protocolos solicitando reparo, a Enel alegou que primeiro é necessário o conserto do poste padrão, que fica dentro das dependências do Colégio, para efetuar o conserto.
A coordenadora executiva do Procon Rio das Ostras, Michele Mansur, informou que o Órgão de Defesa do Consumidor vai entrar em contato com os responsáveis pela Companhia de Energia, pedindo prioridade para solução do problema.
“O Procon será intolerante com falhas na prestação de serviços essenciais para a população. É inadmissível que uma unidade escolar fique tanto tempo sem luz, prejudicando tantos alunos que querem estudar. Constatamos que os servidores estão indo trabalhar e atendendo as pessoas na secretaria, no meio da escuridão”, declarou a coordenadora.
Sobre o caso, a Enel emitiu a seguinte nota:
“A Enel Rio informa que uma equipe foi ao Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins, em Rio das Ostras, e restabeleceu o fornecimento de energia no local. A distribuidora esclarece que aguardava apenas a reforma do padrão de energia (danificado por um incidente interno), o que é uma responsabilidade do cliente, para regularizar a situação da unidade educacional. Nesta terça (11), após uma visita técnica ao colégio, foi constatada e validada a instalação do novo padrão, liberando a energização do local. O serviço foi finalizado na manhã desta quarta-feira (12)”.



Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).