InícioRegião dos LagosMaricáPrefeitura de Maricá embarga obra irregular em Cordeirinho

Prefeitura de Maricá embarga obra irregular em Cordeirinho

Equipes do Gated foram ao local e paralisaram a expansão de um quiosque para a faixa de areia da praia

O Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), da Prefeitura de Maricá, embargou, na sexta-feira (14), uma obra em área ambiental na Rua 82, em Cordeirinho.

O quiosque, durante a obra de expansão, avançou sobre a faixa de areia da praia e vegetação com a implementação de uma piscina.

O responsável teve prazo de 48 horas para realizar a demolição da área irregular.

Quando os fiscais chegaram ao local, os operários paralisaram e recolheram o material. A área foi interditada, em seguida foi emitida uma intimação para que seja feita a demolição da estrutura.

A faixa de areia não é edificável, trata-se de faixa de terra destinada à preservação. Caso o prazo para demolição não seja cumprido, o Gated vai planejar uma operação para efetuar a retirada.

A ação foi desencadeada após denúncias e contou com o apoio da secretaria de Urbanismo, do Programa de Integração na Segurança (PROEIS), da Guarda Municipal e da Secretaria de Cidade Sustentável.

O que diz a legislação

A secretaria de Urbanismo orienta que os proprietários consultem a legislação municipal e, antes do início da construção, apresentem projeto feito por responsável técnico (profissional de engenharia ou arquitetura) conforme as normas vigentes.

Em seguida, é necessário abrir um processo com as documentações do proprietário do imóvel e do responsável pela obra para a análise técnica. Com o projeto aprovado, são geradas as taxas de legalização para emissão do alvará de obras.

Em caso de legalização de obra já concluída ou solicitação de habite-se, é preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Imóveis (RGI), documentação do proprietário, comprovante de residência atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Para esclarecimentos de dúvidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Serviços Integrados Municipais (SIM).

Denúncias

Para intensificar as fiscalizações, a Prefeitura de Maricá fechou uma parceria com o Disque Denúncia para receber notificações sobre a venda ilegal de terrenos, uso impróprio do solo e construções irregulares.

As denúncias são feitas pelo número de telefone (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo do Disque Denúncia.

Outro canal disponibilizado onde são recebidas denúncias de construções irregulares no distrito Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail: maricafiscalizacaourb@gmail.com.

Em Inoã e Itaipuaçu, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail: itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo