O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID) foi eleito o novo presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), para o biênio 2025-2027. O evento aconteceu durante a reunião anual da entidade, nesta sexta-feira (24), no município iguabense, conforme antecipado na coluna Boca Miúda.
Na ocasião foi eleita a nova diretoria e a celebração de 26 anos de atuação na gestão compartilhada de recursos hídricos na Região dos Lagos.
Eleito vice-presidente, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Baltazar (PL). Adriana Saad assumiu como secretária-executiva, e Claudia Magalhães foi escolhida como coordenadora técnico-administrativa.
Fabinho destacou a união entre os municípios para fortalecer políticas ambientais e promover o desenvolvimento sustentável da região. “É uma honra assumir essa responsabilidade. Trabalharei com dedicação para garantir avanços na preservação dos nossos recursos naturais e no bem-estar das comunidades que fazem parte do consórcio”, afirmou o novo presidente.
O evento também foi marcado por apresentações de projetos, prestação de contas e um diálogo aberto sobre as conquistas e desafios na gestão sustentável da água na região.
O Consórcio Lagos São João atua há 25 anos na gestão compartilhada de recursos naturais, unindo governos municipais das cidades de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim, além de entidades da sociedade civil e empresas em prol da conservação ambiental. Sua principal missão é a recuperação e manutenção da Lagoa de Araruama, além de promover iniciativas como o apoio técnico às prefeituras, o desassoreamento de canais e lagoas costeiras, e a implementação de planos de saneamento básico.