A Polícia Civil de Arraial do Cabo cumpriu um mandado de prisão preventiva contra Kawan Varella Fernandes, conhecido como “KW”, nesta segunda-feira (17). Ele é acusado de dupla tentativa de homicídio qualificado, tráfico de drogas e posse de arma de fogo, em concurso material.
Após três meses de monitoramento e trabalho de inteligência, a equipe da 132ª Delegacia de Polícia (132ª DP) localizou Kawan no Morro da Boa Vista, área controlada pela facção Comando Vermelho.
Durante a abordagem, Kawan tentou fugir pelas vielas e escadarias do local, mas caiu ao se desequilibrar. Ao ser mobilizado, ele teria resistido fisicamente, tentando acessar uma arma de fogo. Diante da iminente agressão, a equipe policial realizou um disparo, conseguindo contê-lo e algemá-lo.
Kawan Varella Fernandes é considerado de alta periculosidade, com uma extensa ficha criminal que inclui upla tentativa de homicídio qualificado contra policiais militares; orte de arma de fogo de uso restrito e permitido; tráfico de drogas e ameaça.
Ele é apontado como envolvido no homicídio do Tenente da Polícia Militar J. Brito, ocorrido no Morro da Coca-Cola em 2018, onde atuava como gerente do tráfico sob a facção Comando Vermelho.
O elemento foi encaminhado para a 132ª DP, onde permanece preso à disposição da Justiça.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.