Foi inaugurada nesta quarta-feira (15), às 10h, a Base de Polícia de Proximidade no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio. A população local poderá contar com programas sociais da corporação, como o Proerd, que atua na prevenção ao uso de drogas e a violência nas escolas, e as patrulhas Escolar e Maria da Penha.
Uma novidade na base é a Casa Lilás da Polícia Militar, que prestará atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. Localizada na base da primeira companhia, o local será um espaço especializado para o acolhimento dessas mulheres.
De acordo com o tenente-coronel Leonardo Oliveira, comandante do 25º BPM, a inauguração da base tem como objetivo tornar os serviços mais acessíveis à população local, especialmente às mulheres vítimas de violência doméstica.
Ele explicou, em entrevista exclusiva para o RC24h, que “o local será uma coordenação das pastas de todos os programas sociais que a Polícia Militar tem na região. (…)”.
“Nós estamos aqui trazendo a Sala Lilás, que é uma diretriz da corporação possuí-la. Ela ficava no bairro Jardim Caiçara, no Batalhão do 25º BPM e era um pouco inócua, não funcionava como deveria funcionar: mais próxima da comunidade. Então nós trouxemos também a Patrulha Maria da Penha e a Sala Lilás para o grande Jardim Esperança, tornando realmente esse acolhimento, deixando essa prestação de serviço às mulheres mais acessível”, explicou o coronel.
Quem também compareceu à inauguração foi a tenente-coronel Cláudia Moraes, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha. Em entrevista ao RC24h, ela falou sobra a importância da inauguração da Sala Lilás.
“A inauguração desse espaço que é, dentre outros serviços, a Sala Lilás da Patrulha Maria da Penha serve como reforço no atendimento acompanhamento e fiscalização de medidas protetivas das mulheres em situação de violência.
É um espaço desenvolvido especificamente para as mulheres, com acolhimento e equipe técnica para recebê-las. (…) É inovador, um dos primeiros que nós temos no âmbito da Polícia Militar e é um presente para a comunidade, para Cabo Frio, e eu tenho certeza que vai ser um sucesso”, disse.
Renato cumprimento todas as mulheres nesse mês tão especial que é o mês da mulher mesmas explicando que é a nossa base de Polícia de proximidade aqui nós reunirmos por vai ser uma coordenação da pasta de todos os programas sociais que a corporação tem aqui na região. A patrulha escolar, que é aquela equipe que faz a ronda nos ambientes escolares, o pro. Que é um programa já consagrado que faz instruções nas escolas para resistência a drogas e violência. E a patrulha Maria da penha. Nós estamos aqui trazendo a sala ali las. é uma diretrizopuração possuir sala delas. Ela ficava lá no ja jardim, casada, no batalhão, era um pouco inca não funcionava como deveria funcionar, mas próxima da comunidade. Então nós rolamos também a patrulha Maria da penha e a sala elas para grande de esperança. Aqui a neta, primeira companhia, tornado realmente esse acolhimento, né? Essa essa é de deixamos mais acessível, mas a prestação de serviço as mulheres aqui, ampliando a rede de proteção a implantar que com essa patrulha Maria da possa sala de além das outras atividades de ser desenvolvidas. Da Polícia militar. Estamos camarim da população, né? Dizer pra população estamos de portas abertas. Confira a gente que a gente vai te ajudar. O recado é exatamente esse. Renato é nós decidimos trazer a base de Polícia de proximidade, já de esperança. Fizemos um estúdio técnico. A própria coordenadora geral da fatura, Maria da penha, fez também uma visita técnica. E aí nós decidimos trazer essa base para K, para deixar a população, mas deixar a Polícia e tá mais próxima da população. A demanda também, que é mai a demanda aqui a maior para se ter uma ideia é nós atendemos em janeiro, aqui no núclante da inauguração, 217 mulheres que sofrem violência doméstico. Fizemos também em fevereiro, 200 atendimento e aqui realmente a coisa começou funionar melhor. Vamo deve ser a faturamariada. Peter atenda. A gente acaba de conversar com O. Ante no 25º batalhão de Polícia militar, goroneal Leonardo Oliveira diria tudo devo do jardim esperança em cabo frio Renata Cristiane para vocês air da rádio costa do surfe.
Essa iniciativa pioneira na região representa um importante passo na luta contra a violência de gênero e no apoio às vítimas desse tipo de crime.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.