21/04/2025 — 14:17
  (Horário de Brasília)

PF e MPF deflagram operação contra receptação e extorsão em São Pedro da Aldeia

Ação visa desarticular esquema criminoso que utiliza roubos de celulares para aplicar fraudes e extorsões digitais no Rio de Janeiro

Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira (27) a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou a Operação Código Aberto nos municípios de São Pedro da Aldeia, Nova Iguaçu e no bairro de Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A operação visa desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de receptação e extorsão praticados por meio de fraudes digitais, conhecidos como phishing.

A investigação teve início após o roubo de um celular funcional de um servidor público federal, ocorrido com o uso de arma de fogo. A partir desse crime, a PF e o MPF descobriram uma organização criminosa com várias divisões, incluindo núcleos responsáveis pelo desbloqueio de aparelhos celulares e pela prática de extorsões e ameaças às vítimas.

As vítimas, que haviam sido roubadas de seus celulares, eram contatadas pelos criminosos por meio de mensagens fraudulentas, buscando obter informações confidenciais como senhas e códigos de acesso. Além disso, os criminosos coagiam as vítimas com ameaças de morte, enviando imagens de armas e dados pessoais, como endereços.

A ação resultou em quatro mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Durante a operação, um homem foi preso em flagrante em São Pedro da Aldeia, por posse ilegal de arma de fogo. Em diversas residências e imóveis comerciais, a PF apreendeu celulares, computadores, documentos, além de veículos e até jetskis.

A Operação Código Aberto visa coibir os crimes de roubo, receptação, extorsão, invasão de dispositivo informático e organização criminosa, impactando diretamente as ações de grupos especializados em fraudes digitais e violência.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias