Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Estorno Final com o objetivo de desarticular uma associação criminosa envolvida em fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal. As ações desta etapa da investigação se concentraram principalmente na Região dos Lagos, com cumprimento de mandados de busca e apreensão em Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, além de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
A investigação teve início após uma comunicação feita pela própria instituição financeira à PF, informando sobre irregularidades na abertura de contas e na contratação de empréstimos na modalidade “Antecipação Saque Aniversário FGTS” — recurso que permite ao trabalhador antecipar até dez parcelas anuais do saque-aniversário do fundo de garantia.
Segundo a Polícia Federal, os integrantes do grupo criminoso se passavam por clientes da Caixa, utilizando documentos falsificados para abrir contas bancárias e contratar os empréstimos de forma fraudulenta. Posteriormente, os valores obtidos eram transferidos para contas de terceiros ligados aos investigados, numa tentativa de mascarar a origem do dinheiro.
Até o momento, foi constatado que as fraudes ocorreram em agências da Caixa Econômica Federal localizadas em Armação dos Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras, todas na Região dos Lagos. A PF também investiga a possibilidade de o grupo ter atuado em outras localidades. O prejuízo estimado é de cerca de R$ 180 mil.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a oito anos de reclusão. A operação segue em andamento para aprofundar as apurações e identificar outros possíveis envolvidos.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.