31/03/2025 — 03:00
  (Horário de Brasília)

Obras de cinturões sanitários avançam em bairros de São Pedro da Aldeia

Ações foram antecipadas após cobrança do Gabinete de Ações Pró-Lagoa; Prefeitura acompanha e fiscaliza os serviços

Compartilhe

Será realizada em São Pedro da Aldeia a construção de cinturões sanitários nos bairros Bela Vista, Jardim Soledade, Morro do Milagre e Fluminense. As obras, que têm como objetivo evitar o despejo de esgoto in natura na Lagoa de Araruama, foram antecipadas após cobrança da gestão municipal por meio do Gabinete de Ações Pró-Lagoa. A execução dos serviços está sob responsabilidade da concessionária Prolagos, com liberação da Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa).

Os trabalhos seguem em ritmo considerado acelerado, com frentes de atuação concentradas no bairro Fluminense. Na Rua 12 de Outubro, as equipes realizam o recorte do solo para instalação de tubos coletores tronco de esgoto. Esses equipamentos terão a função de reunir os resíduos das redes menores e encaminhá-los à Estação Elevatória de Esgoto (EEE), no bairro Morro do Milagre.

A partir da EEE, os efluentes serão direcionados à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Balneário. Segundo a administração municipal, a medida busca garantir que nenhum resíduo seja despejado diretamente na laguna.

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hildegardo Milagres, informou que a Prefeitura acompanha de perto todas as intervenções. De acordo com ele, o município reforça a fiscalização técnica por meio do Gabinete Pró-Lagoa, com o objetivo de assegurar a conformidade das obras com as normas e a efetividade na proteção ambiental da região.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias