“A sensação de impotência é muito grande. Você se sente um lixo. Você não tem onde reclamar. Vai reclamar onde? Quem pode te ajudar? Entrar na Justiça, você leva um mês, dois, três meses para você ter um retorno de algo que você precisa de imediato e que paga para ter. Nós somos obrigados a engolir essa empresa. Eu não escolhi a Enel. Estou nela porque não tenho opção.”
A declaração é da nutricionista Eline Nascimento, a mulher que resolveu ‘acampar’ na última sexta-feira (20) na sede da concessionária responsável pelo abastecimento de energia de Cabo Frio, a Enel, após ficar cinco dias sem luz em casa. Moradora de Angra dos Reis, ela tem residência no município da Região dos Lagos, para onde veio com a família passar uns dias neste fim de ano.
Imagens que ganharam as redes sociais mostram a cidadã deitada em um colchão na recepção da empresa, como forma de protesto. Ela ainda utiliza a energia do local para carregar o telefone celular.
A primeira atitude da atendente foi chamar a polícia. “Para me tirar de lá porque eu estava fazendo algo que eu não deveria, mas na opinião deles, porque eu sei que eu não estava atrapalhando a vida de ninguém e nem fazendo algo que fosse indevido”, disse a nutricionista, que duas horas depois foi informada de que a energia havia sido restabelecida em sua casa.
O problema começou no domingo (15), em razão da força dos ventos, que gerou curto-circuito e fez parar de funcionar o relógio da casa dela, no bairro Jardim Peró. Na segunda-feira (16), a cidade seria atingida por uma tempestade, prejudicando as redes de energia elétrica de toda a região.
“Por conta do problema da chuva, do vento, você entende que tem um problema geral, então, você espera um pouquinho para eles resolverem. Mas aí, passou segunda, terça, e eu ligando, entrando em contato, e nada”, afirmou ela, lembrando a quantidade de protocolos e que fez tudo o que poderia fazer: ligar, contar o problema, pedir emergência.
Segundo Eline, ao ligar para tentar uma solução, ouviu dos atendentes da empresa que estava todo mundo passando pelo mesmo problema. “Minhas coisas tudo estragando. Não consegui dormir. Tendo que carregar meu telefone no supermercado.”
Em nota, a Enel informou que analisa a ocorrência e o processo de atendimento à cliente. “A distribuidora esclarece que a energia foi restabelecida na rua da cliente no mesmo dia em que o primeiro chamado foi aberto. No entanto, uma ocorrência no medidor de energia da casa da cliente impediu que o serviço fosse normalizado. A Enel Rio está analisando as causas da falha no medidor e o que levou à demora do atendimento.”