back to top
02/12/2024 — 11:18
  (Horário de Brasília)

Mostra de Cinema “Precisamos Falar do Amanhã” começa nesta quinta-feira (9) em Búzios

A mostra de cinema gratuita debate a transformação na cidade e será exibida no Gran Cine Bardot até o dia 26 de março

Compartilhe

Começa nesta quinta-feira (9), em Búzios, a Mostra de Cinema “Precisamos Falar do Amanhã”. O evento é uma realização do Gran Cine Bardot, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por do edital retomada Cultural RJ2.

A mostra, que tem apoio da Prefeitura de Búzios por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, será exibida no Gran Cine Bardot, até o dia 26 de março, com entrada gratuita de nove filmes relevantes do cinema mundial, cujos temas permeiam a agenda ESG. As sessões acontecem de sexta a domingo, sempre às 18h, seguidas de uma conversa com estudiosos e pesquisadores sobre os temas candentes nos filmes. A primeira sessão de abertura será exclusiva para convidados. A distribuição de ingressos será realizada a partir das 17h30, com vagas limitadas.

De acordo com os organizadores, o debate sobre o futuro, realizado no presente e com consciência sobre o passado, reforça a identidade cultural, potencializa a autoestima da população local e tem um incrível poder transformador.

A sigla ESG: Environment (ambiente), Social (social) e Governance (governança), que inicialmente foi adotada para mensurar as boas práticas empresariais, vem sendo amplamente utilizada por distintos grupos e setores da sociedade.

“Búzios tem uma geografia privilegiada – 26 praias diferentes, as quais condensam a península e o continente em paisagens magníficas e numa história peculiar. A maneira como ocupamos o território, os impactos que causamos com nossos hábitos, as desigualdades que nos atravessam enquanto sociedade e as esperanças que nos unem num amanhã possível, nos colocam a urgente tarefa de conhecê-lo e pensá-lo”.


Programação:

Sessão de Abertura

Quinta-feira, 9 de março, 18h

UMA HISTÓRIA DO PERU – “Uma História do Perú”, filme dirigido por Milton Alencar, foi lançado em 2014, após 12 anos do início das filmagens. Com roteiro em colaboração com Marcelo Lartigue, Anibal Fernando e  Sandro Peixoto, conta a saga do “maior jornal de Búzios”, entrelaçada com a história da antiga aldeia de pescadores, que se tornou cosmopolita e point nos roteiros turísticos internacionais, depois da visita de Brigitte Bardot, na década de 1960. O documentário, de 44 minutos, reúne depoimentos de moradores e visitantes, simpatizantes e colaboradores do Perú Molhado, jornal irreverente e caótico, que circulou durante 36 anos (de 1981 a 2017), em Búzios e região, e deixou saudades.

Sexta-feira, 10 de março, 18h.

– AS VINHAS DA IRA – Baseado na novela de John Steinbeck. O clã Joad está à procura de uma vida melhor na Califórnia. Depois que sua fazenda é apreendida pelo banco, a família, liderada pelo filho Tom (Henry Fonda) que acaba de receber liberdade condicional, carrega um caminhão e vai para o Oeste. Na estrada, assolada por dificuldades, os Joad encontram dezenas de outras famílias que fazem o mesmo trajeto e têm o mesmo sonho. Uma vez na Califórnia, no entanto, os Joad logo percebem que a terra prometida não é bem o que eles esperavam.

Sábado, 11 de março, 18h.

PROFESSOR POLVO- 2020 – África do Sul – Um cineasta estabelece uma amizade incomum com um polvo que vive em uma floresta de algas na África do Sul, aprendendo enquanto o animal compartilha os mistérios de seu mundo. O filme levou dez anos para ser feito e revela a urgência de se pensar o desenvolvimento sustentável dos oceanos, assim como as questões éticas envolvidas no antropocentrismo.

Domingo, 12 de março, 18h.

– MINARI- 2020 – Coreia

Minari se passa nos anos 80. David (Alan S. Kim), um menino coreano-americano de sete anos de idade, que se depara com um novo ambiente e um modo de vida diferente quando seu pai, Jacob (Steven Yeun), muda sua família da costa oeste para a zona rural do Arkansas. Entediado com a nova rotina, David só começa a se adaptar com a chegada de sua avó. Enquanto isso, Jacob, decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arrisca suas finanças, seu casamento e a estabilidade da família.

Sexta-feira, 17 de março, 18h.

– NO CALOR DA NOITE – 1967 – USA

Ao viajar ao sul do país, Virgil Tibbs, um detetive negro do departamento de homicídios da Philadelphia, acaba involuntariamente envolvido na investigação do assassinato de um importante empresário local, sendo primeiramente acusado do crime e depois convidado a solucioná-lo. Encontrar o assassino torna-se particularmente difícil, pois seus esforços são constantemente boicotados pelo preconceituoso delegado local (Steiger). Mas, nenhum dos dois pode resolver este caso sozinho e, colocando de lado suas diferenças e preconceitos, unem forças em uma corrida desesperada contra o tempo, que os levará a descobrir a chocante verdade.

Sábado, 18 de março, 18h.

– O SONHO DE WADJDA – 2012 – Arábia Saudita – O filme conta a história de Wadjda, uma menina que, mesmo sendo criada na doutrina muçulmana, tem um jeito de pensar e agir diferente das outras meninas de sua idade. Ela sonha ter uma bicicleta para brincar com seu amigo Abdallah, porém, em sua cultura, meninas não andam de bicicleta e muito menos com meninos. Wadjda não desiste e, para juntar dinheiro, faz pequenos trabalhos artesanais e até participa de um concurso. Enquanto isso, enfrenta problemas na escola e em casa.

Domingo, 19 de março, 18h.

– A CAÇA – 2012 – Dinamarca – Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem nenhuma comprovação, seja perseguido pelos habitantes da cidade.

Sexta-feira, 24 de março, 18h.

– O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA – 1962 – USA – A cidade de Shinbone, no Velho Oeste, recebe a visita de Ransom Stoddard (James Stewart), senador que vai para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne), vaqueiro do qual era muito amigo. Ao ser entrevistado por um repórter, Ransom começa a contar a origem de sua fama, quando ainda era um advogado recém-formado e Liberty Valance (Lee Marvin) matara um perigoso bandoleiro.

Sábado, 25 de março, 18h

– OS MISERÁVEIS – 2019 – França – Stéphane (Damien Bonnard) é um jovem que acaba de se mudar para Montfermeil, uma comuna situada nos subúrbios de Paris, e se junta ao esquadrão anti-crime que ali atua. Colocado no mesmo time de Chris (Alexis Manenti) e Gwada (Djibril Zonga), dois homens de métodos pouco convencionais, ele logo se vê envolvido na tensão entre as diferentes gangues do local.

Domingo, 26 de março, 18h.

NUMA ESCOLA EM HAVANA – 2014 – Cuba – Chala (Armando Valdes Freire), um garoto de onze anos, vive com sua mãe viciada em drogas, Sonia (Yuliet Cruz). Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela (Alina Rodriguez), por quem tem um grande respeito. Quando ela fica doente e se afasta, Chala não se adapta à nova professora, que sugere sua transferência para um internato. Carmela retorna e não aceita as medidas impostas durante sua ausência. A relação entre professora e aluno se intensifica, ambos são
perseguidos na escola, levando a um conflito que remete aos desafios do complexo sistema
político-ideológico de Cuba.

O Gran Cine Bardot fica situado na Travessa dos Pescadores, 88 – Centro

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo