back to top
07/11/2024 — 07:58
  (Horário de Brasília)

Lua ‘cor de sangue’ e céu avermelhado assustam moradores da Região dos Lagos

Motivação por trás do fenômeno não é das melhores. Fato foi registrado neste sábado (24)

Compartilhe

Neste sábado (24), os moradores da Região dos Lagos, especialmente em Cabo Frio, foram surpreendidos por um amanhecer atípico. Nas primeiras horas do dia, tanto o sol quanto a lua apresentavam uma coloração intensa, variando entre tons de vermelho e laranja. Especialistas afirmam que a mudança na coloração está atribuída às partículas de fumaça e cinzas provenientes das queimadas que ocorrem no Amazonas e no interior de São Paulo.

O astrônomo Wagner Sena explicou que o fenômeno ocorre devido à dispersão atmosférica. Normalmente, a luz solar, que é composta por todas as cores visíveis, é parcialmente dispersa pelas moléculas de ar, o que faz o céu parecer azul e o sol, branco ou ligeiramente amarelado.

No entanto, a presença de fumaça e outras partículas maiores na atmosfera intensifica a dispersão das cores azul e verde, deixando que apenas as cores vermelha e amarela cheguem aos nossos olhos. Este processo faz com que o sol, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, assuma uma aparência mais avermelhada.

Moradores de Cabo Frio relataram que a lua, ainda visível no início da manhã, apresentava uma tonalidade vermelha intensa, levando alguns a acreditar que se tratava de um fenômeno astrológico ou, até mesmo, religioso. No entanto, segundo especialistas, a coloração também foi influenciada pela alta concentração de partículas poluentes na atmosfera, resultado direto das queimadas.

Além de alterar a cor do sol e da lua, a presença dessas partículas também provocou uma leve opacidade no céu, tornando-o menos claro e mais sombrio, um sinal visual claro da poluição do ar.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo