O prefeito José Bonifácio (PDT) sancionou na última sexta-feira (16) a Lei Complementar n°. 55, que dispõe sobre a adequação ao Piso Salarial Nacional dos Professores Docentes I do Quadro do Pessoal do Magistério Público Municipal, autorizando o Poder Executivo a elevar o valor do vencimento básico, aumentando em 12,84% a partir do dia 1º de maio.
O valor da diferença salarial foi depositado nesta segunda-feira (19) em folha complementar e irá contemplar 1.366 servidores, segundo nota divulgada pela prefeitura da cidade.
Diante da situação, o Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro, Núcleo Lagos) emitiu uma nota nada contente nas redes sociais, onde afirma que a prefeitura de Cabo Frio “mente tanto que nem sente”.
O Sindicato afirma que a prefeitura adaptou somente os primeiros níveis da carreira ao piso nacional, ignorando o plano de cargos, excluindo desse reajuste centenas de docentes. Pontua, ainda, que o Bonifácio deixou todos os demais trabalhadores das escolas com reajuste zero este ano.
Leia a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Cabo Frio mente tanto que nem sente! Ignorando que a data base da categoria era em abril, somente em maio Bonifácio anunciou num vídeo absolutamente mentiroso uma “readequação nos salários dos professores” da Rede Municipal de Ensino. Ele decidiu adaptar somente os primeiros níveis da carreira ao piso nacional. Fizeram isso ignorando o Plano de Cargos, excluindo desse reajuste centenas de docentes. Além disso, o prefeito deixou todos os demais trabalhadores das escolas com REAJUSTE ZERO neste ano. É um show de descaso, manipulação e desvalorização. Tentam nos enganar e nos dividir, mas não conseguirão! Confira a verdade por trás da propaganda cretina desse governo com o nosso ‘lápis desmanipulador'”.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).