A Coordenadoria da Juventude de Búzios participou de um WorkShop da Aliança Global Contra a Fome e Pobreza, no G-20 Oficial, realizado entre os dias 14 e 16, às vésperas da Cúpula de Líderes Mundiais do G-20, no Centro do Rio de Janeiro.
O objetivo é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
De acordo com alguns palestrantes, a Gestão Pública tem a responsabilidade de exigir ações contra a pobreza. É preciso colocar seus líderes em posição de responsabilidade para promover mudanças reais.
Neste contexto, o uso das redes sociais pode auxiliar de maneira positiva a juventude contribuir no combate à fome e nas questões sociais. É necessário investir mais recursos e informações nos ambientes escolares e programas voltados aos jovens.
A representante da Juventude de Búzios, Bárbara Vitória, disse que a experiência foi enriquecedora, pois eles participaram de pautas que abordavam questões sociais, oficinas de tecnológicas e temas que chamam atenção da sociedade no geral: “Foi três dias de muitos debates e aprendizados que futuramente poderemos passar para nossa juventude. Outra coisa que chamou bastante a atenção dos participantes foi a inclusão de negros em todo o evento. Também conheci o Projeto Voices Of The Oceans, uma organização que trabalha com conservações dos oceanos”.