03/07/2025 — 02:53
  (Horário de Brasília)

Iguaba promove vacinação contra Poliomielite, Dengue e Covid-19

Campanhas têm diferentes prazos e possuem como foco a prevenção e atualização da caderneta vacinal

Compartilhe

Iguaba Grande está realizando campanhas de vacinação contra Poliomielite, Dengue e Covid-19 (variante XBB), seguindo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo do Estado, além das regras de atualização da Caderneta Vacinal.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite teve início na última segunda-feira (10) e prossegue até esta sexta-feira (14). Dividida entre Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), a imunização é destinada a crianças a partir dos 2 meses, com doses subsequentes aos 4 e 6 meses, e reforços entre 15 e 18 meses e aos 4 anos. A VOP é administrada via oral e a VIP, de forma intramuscular. Quem não conseguir se vacinar até o fim desta semana pode procurar a Casa da Vacina ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualização da Caderneta Vacinal.

A partir desta quinta-feira (13), começou a Campanha de Vacinação contra a Dengue, voltada para jovens de 10 a 14 anos, conforme recomendações da OMS. O Brasil é o primeiro país a disponibilizar essa vacina pelo sistema público de saúde, que atuará junto com outras estratégias no combate à doença.

A vacinação contra a Covid-19 (variante XBB) é uma nova vacina monovalente destinada a grupos prioritários nesta fase. Devem procurar o imunizante crianças de 6 meses a menores de 4 anos 11 meses e 29 dias, pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiências permanentes, com comorbidades e pessoas em situação de rua.

As vacinas estão disponíveis na Central Municipal de Imunização (Casa da Vacina do Materno-Infantil) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. É necessário apresentar a Caderneta de Vacinação, CPF e Cartão do SUS.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias