A prefeitura de Iguaba Grande iniciou, nesta semana, a utilização do sistema de “botão do pânico” como mais uma medida de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar. O dispositivo faz parte de uma ação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, com foco nas mulheres acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha.
De acordo com a prefeitura, o sistema conecta as vítimas, previamente cadastradas, diretamente à central de comando da Secretaria de Segurança por meio de tecnologia GPS. Caso haja qualquer indício de violência, as mulheres podem acionar o botão de maneira imediata, o que ativa um alerta na central e direciona uma equipe da Patrulha Maria da Penha para o local.
A iniciativa tem o objetivo de garantir uma resposta rápida em situações de emergência. Segundo o município, o mapeamento das vítimas e o monitoramento em tempo real são estratégias centrais para evitar a reincidência de casos de violência.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).