A Guarda Municipal Ambiental de Saquarema, criada em abril de 2012, registrou um aumento expressivo nos resgates de animais silvestres no primeiro semestre de 2024. A corporação resgatou 441 animais nesse período, comparado a 243 no mesmo intervalo do ano anterior.
Os salvamentos, que quase sempre ocorrem em resposta a chamados dos moradores, envolveram diversas espécies, incluindo pinguins, tartarugas, corujas, cobras, gambás, maritacas, urubus, gaviões, socós, anus, ouriços, lagartos, colibris, capivaras, lontras, tamanduás e jacarés. De acordo com a prefeitura de Saquarema, muitos dos resgates são de animais adultos feridos ou filhotes vulneráveis devido à morte da mãe.
A maioria dos animais resgatados, 322, foi devolvida imediatamente à natureza, enquanto 97 foram encaminhados ao Instituto BW, uma ONG parceira que trabalha com conservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos. O restante foi enviado ao Instituto Vital Brazil e outras instituições.
Os bairros com maior incidência de resgates foram Itaúna, Porto da Roça, Bacaxá, Jaconé e Boqueirão, totalizando 206 ocorrências. Além das operações de salvamento, a Guarda Ambiental realizou 44 palestras, 108 encontros sobre boas práticas no manejo de animais e 170 ações de Educação Ambiental, além de exposições itinerantes, totalizando cerca de 2.200 orientações sobre o tema.
A Guarda alerta a população para não manipular animais silvestres, pois o contato sem a devida constatação do estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em casos de avistamento de animais em situação de risco, é recomendado entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).