17/05/2025 — 00:05
  (Horário de Brasília)

Festival Cultural e Gastronômico da Lagoa de Araruama acontece neste fim de semana, em São Pedro da Aldeia

Evento terá venda de pescados, oficinas e atrações artísticas na Praia da Pitória

Compartilhe

São Pedro da Aldeia comemora 408 anos de fundação, nesta sexta-feira (16), com uma programação especial que exalta a identidade local e os sabores da Lagoa de Araruama. Na sexta e sábado (17), acontece o Festival Cultural e Gastronômico de Pescado da Laguna de Araruama, evento gratuito que reúne música, arte, oficinas, gastronomia e valorização da pesca artesanal.

O festival será realizado na Praia da Pitória, às margens da laguna, e promete fortalecer o elo entre a comunidade, a cultura tradicional e a economia local. Um dos destaques será a venda de pescado artesanal diretamente dos pescadores da região, garantindo produtos frescos e promovendo a geração de renda.

“A importância desse evento é fantástica, tendo em vista que ela mantém a cultura e a tradicionalidade da pesca artesanal sustentável. Oferece aos clientes, moradores e visitantes, um pescado saudável, fresco, diretamente ao consumidor, agregando valor ao produto e gerando renda para a comunidade”, afirma Francisco Guimarães, o Chico Pescador, idealizador do evento.

A programação inclui ainda apresentações culturais com teatro, música e dança, exposição de biojoias feitas com materiais naturais da lagoa, e oficinas de pesca artesanal promovidas pela Embrapa. Além disso, o Governo do Estado fará a entrega de novos equipamentos para fortalecer a cadeia produtiva da pesca na região.

No festival, será apresentado o projeto “Pescando Tradições e Compartilhando Saberes”, realizado pela Associação de Pescadores e Artesanais Sentinelas da Laguna Araruama (APASLA). A iniciativa, assim como todo o Festival, tem o incentivo da Prolagos e o apoio do Instituto Aegea, e busca fortalecer o Turismo de Base Comunitária na pesca artesanal da Lagoa de Araruama por meio da integração de sete associações da região.

O público poderá conhecer também a “Rota Integrada do Pescador Artesanal”, que pretende estruturar um circuito turístico-cultural em torno da pesca artesanal, conectando diferentes pontos da lagoa onde a atividade é tradicionalmente praticada. A proposta é promover vivências autênticas com os pescadores, incentivar a economia local e ampliar a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e dos modos de vida tradicionais da Região dos Lagos.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias